MUITA EMOÇÃO E APRENDIZADO NO ENCONTRO DE MULHERES COOPERATIVISTAS 2018

Muita emoção e aprendizado no Encontro de Mulheres Cooperativistas 2018

Era 8 horas da manhã do dia 17 de março, um sábado ensolarado, quando o salão principal do hotel Dann In em Franca/SP começou a ficar movimentado. Rapidamente dezenas de rosas foram se espalhando pelo local, e isso já sinalizava que este dia seria mais que especial, pois estava começando o 11º Encontro de Mulheres Cooperativistas.

Cooperadas, esposas e filhas de cooperados, e colaboradoras já chegavam com um grande sorriso e um olhar de expectativa. Era possível perceber a ansiedade no rosto de cada uma. Para recepciona-las um delicioso café da manhã já as esperava, e começava ali a integração.

A diretoria da Cocapec fez questão de comparecer completa, com os seus três membros, pois este foi o último evento da formação, liderada por Maurício Miarelli. Ele aliás, em seu discurso, ressaltou a importância de um maior envolvimento com cooperativa. “A Cocapec precisa da participação de todos, das cooperadas, cooperados, filhos e filhas, todo mundo, pois o nosso negócio é muito grande, temos milhares de donos, e só funciona se houver comprometimento. Nos ajudem a reforçar isso em suas casas”, recomendou Miarelli. As palavras do diretor Carlos Sato também foram nesta linha, ele destacou a necessidade de ter mais mulheres na governança da Cocapec. “A mulher é mais detalhista, tem um outro olhar, e isso é importante e faz toda a diferença em uma administração moderna”.

O também diretor Alberto Rocchetti Netto iniciou relembrando um fato triste, a morte da vereadora carioca Marille Franco. Rocchetti destacou sua origem humilde que com muita determinação ela chegou longe, mas teve a vida interrompida de forma brutal. Ele convidou a todas para refletirem sobre isso e deixou um conselho, “aproveitem o dia, se vocês saírem daqui um pouco melhor do que chegaram nós atingimos o objetivo, e não se esqueçam de comentar em casa tudo que foi aprendido”.

Já a diretora financeiro Ednéia Brentini de Almeida, do Sicoob Credicocapec, parceria da Cocapec na realização do evento, comentou sobre a diferença que uma cooperativa faz dentro de uma sociedade. “Uma pesquisa da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), comprova que nos municípios em que existem cooperativas o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é superior dos que os que não possuem nenhuma. Esse fato se deve pelo desenvolvimento econômico de uma cooperativa, pois tudo é voltado para a própria comunidade, como os serviços prestados, a geração de emprego, as ações sociais, e tudo isso faz muita diferença” finalizou Edinéia.

Em seguida, parar dar ainda mais energia, uma super aula de dança com o professor Diogo Lemos colocou todo mundo para mexer.

A nutricionista Virgínia Nery abordou o tema “A Evolução do Hábito Alimentar” e deu inúmeras dicas para comer bem e de forma prazerosa, sem descuidar da saúde.

O Centro de Voluntários da Saúde de Franca foi responsável por um dos momentos mais emocionantes do Encontro. A equipe falou sobre o lindo trabalho que realizam dentro do Hospital do Câncer de Franca, e todas as formas de colaboração com a instituição. Para completar a Drª. Viviane Mendes conversou sobre o “Atitudes para Prevenção do Câncer de Mama”.

Como já é de costume, o Encontro sempre traz uma palestra central que sempre faz as mulheres refletirem. E o responsável por este momento em 2018 foi Marco Meda, com “O Grande Propósito da Vida”, e ele trouxe muita emoção e transformação para as mulheres, estimuladas as pensarem sobre suas vidas e traçar objetivos, através de atividades e preenchimento do “Radar das Percepções”.

O ambiente ficou ainda mais gostoso com uma elegante apresentação musical que aconteceu durante o almoço e ao final do evento, proporcionando um clima muito agradável.

Além disso, as habilidades das mulheres foram novamente valorizadas na “Mostra de Talentos”, e três participantes levaram seus produtos, uma com belos quadros, deliciosos doces e lindas lingerie e comercializaram no local.

O valor arrecadado com as inscrições foi revertido na compra de 87 latas do complemento alimentar Nutrimax, e doados ao Centro de Voluntários da Saúde de Franca.

 Opiniões

Dinair Silverio da Silva, de Ibiraci/MG, esposa de cooperado, é sempre presença garantida no evento. “Procuro participar de todos, eu gosto bastante. Hoje a palestra do Meda foi muito boa, ele falou coisas para gente mudar a nossa vida. Adorei tudo, as camisetas rosas ficaram lindas”.

Vera Lúcia Hecher, de Franca/SP, é esposa de cooperado, já participou de todas as edições do Encontro de Mulheres e inclusive foi uma das homenageadas em 2017 pelo seu comprometimento. “É uma delícia, fazemos muitas amizades, nos falamos no What’sApp, uma telefona para outra. E hoje mesmo já conheci muita gente. Na minha casa, todos sabem este dia é meu, é muito gostoso”.

Luiza Helena Borges, de Franca/SP, é cooperada, já participou de vários Encontros. “Acho muito gostoso, muita gente diferente, é uma reunião de amigos, fazemos novas amizades, eu gosto muito. A gente sempre leva algo para casa, e muita coisa é possível aplicar no dia a dia.  Gostei muito da palestra da nutricionista, uns assuntos que não paramos para pensar mas são importantes. O Meda, muito alegre, extrovertido, que fala coisas que precisamos ouvir e deixa a turma muito animada, é bom sempre pensar. Sempre trago minha filha e a gente curte em família”.

Veja as fotos:

Notícias Relacionadas