CONCURSO DE QUALIDADE 2018 EXALTA O TRABALHO DO PRODUTOR RURAL DA REGIÃO

Concurso de Qualidade 2018 exalta o trabalho do produtor rural da região

As características dos cafés da Alta Mogiana são inquestionáveis. A combinação quase perfeita entre clima, altitude, conhecimento técnico e a dedicação dos produtores, faz do cultivo do café na região uma atividade tanto prazerosa quanto rentável.

Porém, mesmo com todos esses fatores, muitos cafeicultores vão além e inclui uma preocupação a mais na hora de cuidar de sua lavoura e transformar o que já é especial, em algo quase sublime, e assim conseguem cafés diferenciados, que agradam os mais exigentes paladares mundo a fora.

E para coroar tudo isso, a Cocapec, juntamente com a Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC), realizou o 16º Concurso de Qualidade de Café.

Mesmo em um ano de ciclo positivo, em que a carga de trabalho é grande, o certame teve um excelente número de inscritos, próximo de 200.

Foram duas categorias, Natural e Microlote. Para concorrer, os participantes seguiram um exigente regulamento, alinhado as principais disputas internacionais.

Todos os cafés recebidos foram avaliados com os critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA – sigla em inglês), entidade que baliza os métodos de classificação/degustação de todo o mundo, além de ser a mais utilizada pelo mercado.

Após etapas eliminatórias, composta por técnicos experientes e altamente capacitados, liderados por Thomas Kliefoth da ElbGold – Alemanha, chegou-se aos campeões.

A grande noite, em que foram revelados os vencedores, aconteceu no final de outubro na cidade de Franca/SP. Uma celebração a altura de todo o esforço dos produtores foi organizada por uma competente comissão formada por colaboradores da Cocapec e da AMSC.

O grande campeão da noite, na categoria natural, foi o cooperado Maury Faleiros (in memorian), representado pelo seu filho Fernando Faleiros, da cidade de Ibiraci/MG. Com a pontuação de 89 seu café apresentou características como floral, cítrico, capim limão, entre outros, o que conquistou jurados.

Veja os 5 primeiros colocados na categoria Natural (todos cooperados):

1º – Maury Faleiros (in memorian) – Ibiraci/MG

2º – Lilian Carrijo – Ibiraci/MG

3º – Anivair Teles Rodrigues – Ibiraci/MG

4º – Pacífico Carrijo Neto – Ibiraci/MG

5º – Cássio Gonçalves Corrêa – Cássia/MG

3 primeiros colocados na categoria Microlote:

1º – Maria Lúcia Vilhena Faleiros – Ibiraci/MG

2º – Clara Minamihara – Cristais Paulista/SP

3º – Anderson Minamihara – Franca/SP

Na cerimônia, o presidente Carlos Sato, exaltou a importância de se produzir qualidade, e como a Cocapec auxilia neste processo, com toda sua gama de serviços e produtos. Vale lembrar que a cooperativa inaugurou em 2018 o mais moderno laboratório para cafés especiais da região e um dos melhores do país.

A premiação também entregou o reconhecimento para os profissionais envolvidos na atual edição do Concurso e escolheu Guilherme Nunes, da AMSC, como o provador do ano.

Horas antes, na Cocapec, aconteceu a “Rodada de Negócios”, em que os cafés finalistas foram disponibilizados aos compradores. Os lotes vencedores foram comercializados a R$ 2 mil a saca. E dessa forma, os campeões teve não apenas o reconhecimento simbólico como o título de melhor do ano, mas também conseguiu um preço diferenciado pela conquista.

Como já é tradição, todo Concurso faz uma justa homenagem à alguma personalidade da cafeicultura. E desta vez foi Silvio Leite, e o prêmio carregou o seu nome pela sua importante contribuição para o desenvolvimento dos cafés de qualidade.

Para a realização da festa de premiação diversas empresas contribuíram e viabilizaram este momento marcante para todos que buscam produzir grãos de qualidade e com sustentabilidade.

A Cocapec parabeniza a todos, e já convida a se organizarem para a próxima edição.

Veja as fotos:   

Notícias Relacionadas