44º CONGRESSO DE PESQUISAS CAFEEIRAS E 2ª FAMCAFÉ MOVIMENTAM A REGIÃO

44º Congresso de Pesquisas Cafeeiras e 2ª Famcafé movimentam a região

Cocapec marca forte presença nos eventos

O mês de outubro foi agitado na cafeicultura da Alta Mogiana, dois grandes eventos aconteceram simultâneos e atraiu olhares do setor para a região, foram eles o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e a 2º Famcafé.

Após anos sendo realizado em outras cidades, o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, voltou à Franca/SP e a experiência não poderia ter sido melhor, a edição bateu recorde de público e de trabalhos apresentados, ao todo foram 110 selecionados. O Congresso é promovido pela Fundação Procafé, sediada em Varginha/MG, e que possui uma unidade experimental na cidade paulista.

Durante 3 dias, pesquisadores demonstraram seus estudos sobre o setor cafeeiro, buscando alternativas para que o produtor tenha mais produtividade, menor custo e melhor controle de pragas e doenças. As explanações foram acompanhadas de perto por diretores, gerentes e membros da equipe técnica de campo da cooperativa, com o objetivo de se atualizarem e poder orientar os cooperados com base no que foi exposto.

A cerimônia de abertura reuniu grandes nomes da área como o ex-presidente da Cocapec, e atual coordenador do Conselho Nacional do Café, Maurício Miarelli, O presidente da Fundação do Café, José Edgar Pinto Paiva e a diretora da BSCA, Vanúsia Nogueira.

O atual presidente da Cocapec, Carlos Yoshiyuk Sato, recebeu a medalha simbolizando o prêmio de ‘Mérito Cafeeiro’ durante a abertura oficial. Sato foi homenageado pela sua contribuição à cafeicultura e pelo trabalho que desenvolve há muitos anos na cooperativa.

O 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras encerrou as atividades com um “Dia de Campo” na “Fazenda Experimental do Café”, onde os presentes viram os resultados dos estudos realizados no local.

2ª Famcafé

Simultaneamente, aconteceu no mesmo recinto a 2ª Famcafé. Idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento do município de Franca, através da Divisão de Agronegócio, o evento foi uma viagem pela cafeicultura, mostrando suas vertentes que faz do café a 2 bebida mais consumida do mundo.

A organização, além da Prefeitura de Franca, contou com a colaboração da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC) e apoio da Cocapec. A cooperativa aliás teve um papel de destaque na feira, começando pelo local onde esteva instalado o seu stand, bem na entrada do evento.

Os visitantes foram recepcionados com um saboroso Senhor Café nas versões espresso e cappuccino. Ao todo, 2 mil doses foram consumidas.

A Bioisca, o formicida natural produzido pela Cocapec, organizou um espaço em que demostrou detalhadamente o produto, orientando os visitantes passaram stand.

Cerca de 6 fornecedores de máquinas e implementos da cooperativa também participaram da Famcafé. Dessa forma, os presentes conheceram um pouco mais dos equipamentos utilizados na produção de café no campo.  Quem também marcou presença foi o parceiro Sicoob Credicocapec, que é um importante apoio financeiro ao cafeicultor.

Além da marcante participação da Cocapec, a Famcafé deu a oportunidade para algumas propriedades, algumas delas cooperadas, que possuem marcas próprias de café, para divulgarem seus trabalhos. Foram demostrados vários métodos de extração, o que chamou bastante atenção do público.

Um espaço concentrou algumas cafeterias da região, que ofereceram uma infinidade de versões aos presentes. Os estabelecimentos também fizeram uma disputa em que o desafio era criar dois drinks, sendo um alcoólico, no valor de no máximo R$ 5. O vencedor foi escolhido pela votação popular, e um júri especializado, que analisou diversos aspectos como sabor, apresentação e técnica. Confira classificação das duas categorias:

Drink Alcoólico:

1º – Olinto Café – Franca/SP

 

2º – Canto da Vó – Franca/SP

 

3º – Grassy – Ribeirão Preto/SP

 

4º – Aurora – Franca/SP

 

5º – Zaz Coffee – Franca/SP

 

6º – Mare – Ribeirão Preto

 

7º – Santoro – Franca/SP

 

8º – Empório Mogiana – Franca/SP

 

Drink sem Álcool:

 

1º – Grassy – Ribeirão Preto/SP

 

2º Olinto Café – Franca/SP

 

3º – Aurora – Franca/SP

 

4º – Zaz Coffee – Franca/SP

 

5º – Canto da Vó – Franca/SP

 

6º – Mare – Ribeirão Preto/SP

 

7º – Empório Mogiana – Franca/SP

 

8º – Santoro – Franca/SP

 

Ao longo dos dias foram oferecidas palestras, com os mais variados temas e com importantes nomes da cafeicultura como Sérgio Parreiras, Gerson Giomo e Ubion Terra.

A “Sala de Experiência” fez o público viajar pela cafeicultura através dos 5 sentidos. A primeira sala foi possível ouvir inúmeros sons. Na sequência, um vídeo revelava de onde vinham os ruídos, de todo o processo, da produção a bebida. Posteriormente, com o tato foi possível sentir a diferença entre os cafés especiais, padrão e ‘fundo”. A penúltima sala o aroma foi testado nos cafés já torrados e moídos. E finalmente foi a hora de provar e tentar descobrir qual era o feito com grãos especiais.

Paula Varejão agitou o recinto

A apresentadora do programa “Tá na Hora do Café”, do canal por assinatura +Globosat, realizou a palestra na cerimônia de abertura e acompanhou todo o evento nos dias seguintes. Muito simpática, a profissional tirou fotos, falou com expositores e gravou vídeos para o seu canal no Youtube sobre a Famcafé e a Alta Mogiana.

Outra atração foi a visita guiada por duas fazendas, proporcionando aos visitantes conhecerem desde a criação das mudas até a degustação do café.

Corrida rústica deu a largada

A Famcafé iniciou as atividades na 2ª Meia Maratona Rústica da Alta Mogiana com disputas individuais, duplas, trios e quartetos, nas categorias masculina, feminina e mista. O Senhor Café deu a energia para os competidores, que superaram seus limites percorrendo os cafezais da região.

Ao todo a Famcafé atraiu cerca de 4 mil pessoas em três dias. 11 mil foi o número total de xícaras servidas, já somadas com as da Cocapec. O evento movimentou quase R$ 3 milhões na economia da cidade entre hospedagem, alimentação e comércio.

A participação da Cocapec nestes eventos reforça o seu principal papel, que é apoiar o produtor rural em todas as etapas, consolidando também sua liderança dentro da cafeicultura regional.

Veja as fotos:

Notícias Relacionadas