4º SIMCAFÉ PROMOVE CONHECIMENTO E RECICLAGEM

4º Simcafé promove conhecimento e reciclagem

Evento aborda temas variados e indispensáveis para o cafeicultor moderno

A 4ª edição do Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana (Simcafé) aconteceu em 18 e 19 de abril no salão de eventos do Castelinho em Franca/SP. Realizado com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de São Paulo (Sescoop) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – (Sebrae), o encontro tem como  objetivo principal, despertar no empresário rural o interesse em informações ligadas aos processos de gestão, para que, posteriormente, sejam desenvolvidas e implantadas nas propriedades. Nos dois dias, cerca de mil cooperados, expositores e produtores da Alta Mogiana passaram pelo evento, e tiveram a oportunidade de obter novas informações através das palestras e conhecer as novidades nos estandes de diversas empresas ligadas ao setor. ocorreram ainda celebrações por parte de todos os presentes em relação ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento contou também com a presença das diretorias da Cocapec e do Sicoob Credicocapec, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp/SP), Edivaldo Del Grande, Iroá Nogueira Arantes, diretora regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae), representantes dos Sindicatos Rurais, Cati’s e órgãos ligados ao agronegócio.

O 4º Simcafé muniu os cafeicultores com informações que variaram de temas técnicos a pautas relativas ao mercado. Sérgio Parreiras Pereira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), falou sobre processo, viabilidade, vantagens e das principais certificações disponíveis. José Antônio Quaggio, também do IAC, fez uma palestra técnica sobre fertilidade do solo, destacando a importância da análise de solo e o seu reflexo na produtividade. A apresentação de Flávia R. A. Patrício, do Instituto Biológico de Campinas, tratou do tema “Mancha aureolada: um panorama da situação atual e futura”, já que a região possui várias ocorrências da doença. A palestrante mostrou um estudo, que tem apresentado resultados bastante satisfatórios, sobre a utilização do cobre alternado com outros fungicidas. Helio Casale, consultor de café, falou sobre o manejo de mato e destacou a importância da gestão técnica para ter uma lavoura mais rentável. Já o professor Flávio Moreira da Universidade de Lavras (Ufla), envolveu a todos com o tema “Mecanização da Lavoura Cafeeira”, demonstrando como utilizar corretamente o equipamento, enfatizando a importância da regulagem para não danificar o cafeeiro. Luis Otávio Araripe, da Valorização Empresa de Café S. A. expôs as perspectivas de preço para o mercado cafeeiro e fez um balanço da oferta e demanda mundial.

O produtor rural ainda teve a oportunidade de ter, em um só lugar, as últimas tendências tecnológicas para auxiliar no trabalho no campo. Diversos expositores de empresas fornecedoras da cooperativa, que trouxeram suas inovações e puderam exemplificar de forma detalhada s funcionamento e os benefícios de cada produto. O espaço de máquinas e implementos agrícolas obteve grande volume negociações, e proporcionou ao aos cooperados condições diferenciada para aquisição dos equipamentos. O “Espaço Mulher”, coordenado pelo Sescoop, disponibilizou as mulheres presentes cursos de bio joias. Na cafeteria Senhor Café, a barista Edy Barros ofereceu aos visitantes uma variedade de drinks quentes e gelados, cappuccinos e espressos, preparados com o delicioso Senhor Café, industrializado pela Cocapec a partir dos cafés dos seus cooperados.

O Simcafé já se consolidou como fonte de conhecimento, informação e aprendizagem para os cafeicultores da região. Sempre com profissionais renomados, falando de temas relevantes ao produtor local, assim como as empresas do ramo prestigiando o evento e vendo como uma grande oportunidade de expor seus produtos, marcas e, também, fechar negócios. Para Ricardo Lima de Andrade, diretor secretário da Cocapec, o evento é mostra do trabalho da cooperativa para seus cooperados.

Veja as fotos:

Notícias Relacionadas