8º SIMCAFÉ – O MELHOR EVENTO DA CAFEICULTURA ESTÁ AQUI

8º Simcafé – O melhor evento da cafeicultura está aqui

Unir difusão de conhecimento, exposição de produtos e excelentes opções de compra, se mostrou a combinação acertada no 8º Simcafé.

O crescimento do evento foi em todos os sentidos. A proposta de inclusão de mais um dia, além do aumento do período de visitação, foi abraçada pelos visitantes que compareceram em peso, e o número superou os 2 mil participantes.

A programação foi intensa entre os dias 12 e 14 de abril, e todas as áreas do complexo Villa Ventura em Franca/SP ficaram bastante movimentadas.

Outra mudança foi a cerimônia da abertura oficial que ocorreu no final da tarde do 1º dia. Nela marcaram presença diversas autoridades da cafeicultura, cooperativismo, política, entre outras. Destaque para Alberto Amorim, representando Arnaldo Jardim, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em seu discurso, Amorim destacou o sucesso do evento que é reflexo da grandeza do agronegócio no Brasil.

O ponto alto da solenidade inaugural foi protagonizado por Maurício Miarelli que homenageou José Carlos Jordão, que havia falecido no final de março, dizendo que ele foi um grande líder da cafeicultura e do cooperativismo. O presidente da cooperativa prosseguiu sua fala destacando o esforço que produtor teve nos últimos tempos por conta da crise climática, e que agora parece que tudo se normalizará. “Estamos ao passo de colher uma boa safra, esses anos foram difíceis, mas estamos saindo dessa e a cooperativa está preparada”. Maurício concluiu dizendo sobre as opções de troca oferecidas no Simcafé, justamente por conta da perspectiva de uma boa colheita.

A abertura também foi palco do principal lançamento da Cocapec no ano, as Cápsulas Senhor Café. O diretor Alberto Rocchetti Netto detalhou todo o processo, e mostrou os principais diferencias do produto, além da ferramenta de vendas online o www.senhorcafe.com.br.

Como o objetivo principal do Simcafé é a difusão de conhecimento, o evento trouxe 3 palestras, uma por dia, com temas pertinentes ao cenário atual, foram elas:

Dia 12: Panorama Macroeconômico e os Efeitos na Cafeicultura – com Alexandre de Barros e César de Castro Alves – engenheiros agrônomos formados pela ESALQ/USP;

Dia 13: Novo manejo de poda para uma lavoura mais produtiva – com André Luiz Alvarenga Garcia, da Fundação Procafé;

Dia 14: Políticas Públicas para defesa e desenvolvimento da cafeicultura promovida pelo CNC – com Silas Brasileiro, Presidente executivo do CNC.

Além disso, foram realizados workshops ao longo do dia apresentando produtos de alguns parceiros presentes.

Por conta da excelente condição de troca oferecida pela Cocapec exclusivamente para o Simcafé, o espaço de Máquinas e Implementos foi o local que mais uma vez recebeu a maior quantidade de visitas do evento. Grande parte do público aproveitou as oportunidades comerciais. Foi o caso do cooperado Ricardo Sérgio Almeida, de Capetinga/MG, que adquiriu uma carreta, “achei muita coisa boa a condição e por isso fiz a troca e estou levando a carreta hidráulica basculante”. Já Eloy Barbosa de Paula, da comunidade Porteira da Pedra, no município de Claraval/MG, comprou, juntamente com seu cunhado, um lavador e um medidor de umidade. Além da questão comercial, Eloi destacou as palestras, “gostei de mais das explicações, foi muito conhecimento, vai me ajudar bastante na melhora”.

Ao todo foram cerca de 70 expositores que levaram as principais novidades para o cultivo de café como defensivos, fertilizantes e maquinários, produção animal, além de parceiros como concessionárias de veículos, bancos, seguradoras, viveiros, entre outras. De acordo com os fornecedores este é um excelente momento para falar diretamente com o agricultor explicando o funcionamento e os diferenciais dos produtos e técnicas.

Presenças importantes também foram a da Bioisca, o formicida natural da Cocapec, e também da Associação Florestal, que doou mudas de espécies nativas para reposição ambiental.

O setor de classificação de café da cooperativa também teve o seu espaço demonstrando um pouco do trabalho que é feito na cooperativa, apresentando os diversos tipos de café e seus aspectos, o que influencia diretamente na análise, como a quantidade de defeitos e tudo mais.

A Cafeteria Senhor Café dessa vez se multiplicou e também esteve na parte externa da feira, foi o grande ponto de encontro dos visitantes, que deram uma pausa nas negociações para apreciar um café feito com os grãos dos cooperados. Além das tradicionais bebidas geladas, cappuccinos, chocolates, o Senhor Café pode ser degustado na versão em cápsulas lançadas durante o evento.

As mulheres presentes também tiveram um momento só seu. O pessoal do Fussol, Fundo Social de Solidariedade de Franca, deu um curso sobre pintura em tecido, e o resultado foram lindos trabalhos.

Na avaliação do presidente Maurício Miarelli, o 8º Simcafé foi um extremo sucesso. “Esse acréscimo de mais um período foi extremamente positivo. Com isso, conseguimos equilibrar a parte comercial com a difusão de conhecimento, que é feita através das palestras, dando a oportunidade ao público em visitar as empresas expositoras com tranqüilidade e aproveitar as vantagens comerciais disponíveis. Com isso, superamos todas as expectativas, seja de público, negócios e expositores, que venha a 9ª edição”, concluiu Miarelli.

Veja as fotos:

 

Notícias Relacionadas