9º SIMCAFÉ BATE RECORDE DE PÚBLICO E NEGÓCIOS

9º Simcafé bate recorde de público e negócios

Com crescimento de 35% no número de visitantes e grande volume de vendas, a 9ª edição do Simcafé foi um sucesso. O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, e o objetivo de difundir conhecimento foi totalmente atingindo durante os três dias de evento, através de novidades da exposição dos fornecedores e principalmente pelas palestras e workshops apresentados.

A cerimônia de abertura no, dia 4, contou com a presença dos diretores da Cocapec Maurício Miarelli, Alberto Rocchetti Netto e Carlos Youshiyuki Sato, este último também representou o Sicoob Credicocapec na condição de presidente do conselho administrativo; do presidente Sistema OCESP – Edivaldo Del Grande; da secretária de desenvolvimento de Franca – Flávia Lancha, que representou o prefeito Gilson de Souza; do presidente da Fundação Procafé – José Edgar Paiva; do presidente da AMSC – André Cunha; do presidente do Sindicato Rural de Franca – Galileu Macedo; do presidente da Fundação do Café – Edson do Couto Rosa; e Joel Leal Ribeiro, que representou o secretário de agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

O presidente da Cocapec Maurício Miarelli, em seu discurso de abertura ressaltou o objetivo do evento como disseminação de informações e destacou a evolução do evento, “hoje o Simcafé tem um papel fundamental na vida dos produtores, começamos modestamente, e hoje vemos um evento grandioso”. Miarelli enfatizou as oportunidades que o evento traz, “o nosso simpósio além de se ser uma fonte de conhecimento, também é uma fonte de bons negócios”, finalizando.

O 1º dia foi concluído com uma grande reflexão sobre as Tendências Políticas e Econômicas para o Mercado de Café, com o conceituado comentarista de TV Miguel Daoud. Em sua exposição, Daoud contextualizou o agronegócio e destacando que o momento é favorável para cafeicultura, por conta da elevação do consumo pelos jovens em países como Estados Unidos, China e Brasil.

O segundo dia começou intenso, com os portões abrindo mais cedo, às 9 horas. Rapidamente os corredores se encheram, e os visitantes conheceram as principais inovações do setor dos mais de 80 fornecedores expositores. Entre os destaques, o lançamento de uma recolhedora que retira os cafés do chão em duas ruas simultaneamente, e novas tecnologias para agricultura de precisão.

Além disso, os cooperados aproveitaram a melhor relação de troca de todas as edições do Simpósio, para adquirirem equipamentos no espaço de máquinas, itens que os auxiliarão no manejo da cultura.  O cooperado Eurípedes Benedito Cintra, adquiriu implementos durante a feira e disse que sempre aproveita as oportunidades, “todos os anos eu faço a troca, assim fica mais fácil de pagar”. Já Lucia Alves Campos, de Cássia/MG, ficou impressionada com a quantidade de empresas desta edição, “eu estou achando que está mais movimentado, com muitas opções, muitos maquinários, o evento está bem interessante”.

À tarde, o superintendente do departamento de café, Saulo Faleiros, realizou um workshop com o tema “Gestão Aplicada à Cafeicultura”. O profissional destacou os principais aspectos que dificultam a organização administrativa da propriedade e traçou caminhos para conseguir a excelência.

O Sicoob Credicocapec comemorou seus 25 anos no evento. Para este momento especial, a cooperativa de crédito, que compõe o sistema Cocapec/Credicocapec, ofereceu a palestra de Marco Aurélio Almada, com a palestra “O Cenário Econômico, Cooperativismo Financeiro e Desenvolvimento Local”. O consultor descreveu as principais diferenças entre o sistema financeiro tradicional e o cooperativista. O dia foi encerrado com um coquetel celebrando o jubileu de prata do Sicoob Credicocapec.

O último dia foi igualmente movimentado, com os cooperados concluindo suas transações comerciais. Outro momento importante voltado à informação foi o encontro da fornecedora Adama com os presentes.  Na oportunidade, os profissionais da empresa explicaram detalhadamente sobre o produto para combater um dos principais problemas da cafeicultura, o nematóide.

A palestra que encerrou o 9º Simcafé foi a que recebeu o maior público da edição. O professor Flávio Borém falou para um auditório lotado sobre Pós-Colheita e Qualidade do Café. O profissional apresentou as principais diferenças entre cafés especiais e normais, destacando as formas de se chegar neste resultado, cuidando de diversos aspectos como origem, variedade, características físicas, cuidado com equipamentos, secagem, entre outros. Os presentes contribuíram com perguntas que enriqueceu bastante a explanação do professor.

Outras atrações como a Cafeteria Senhor Café, com dois pontos no recinto, foi um grande sucesso, oferecendo deliciosos tipos de bebidas aos presentes. Os colaboradores do Fundo de Solidariedade de Franca ofereceram uma oficina de artesanato, atraindo homens e mulheres.

O sucesso do Simcafé se deve a diversos fatores como: uma equipe organizadora competente, fornecedores comprometidos, e principalmente aos cooperados que prestigiaram o evento realizado pela sua cooperativa, demonstrando a força do cooperativismo e da Cocapec na cafeicultura da Alta Mogiana.

Veja as fotos:

Notícias Relacionadas