DIA DE CAMPO DA FUNDAÇÃO PROCAFÉ ATRAI MAIS DE 800 PARTICIPANTES

Dia de Campo da Fundação Procafé atrai mais de 800 participantes

Com apoio da Cocapec, a Fundação Procafé realizou o seu 2º Dia de Campo na região. O evento aconteceu na Fundação do Café da Alta Mogiana em Franca/SP, que é a fazenda experimental da entidade, e atraiu mais de 800 pessoas de diversas cidades.

A solenidade de abertura, contou a presença de diversos políticos locais e muitas personalidades da cafeicultura nacional. O presidente da Cocapec, Maurício Miarelli, em seu discurso destacou a participação dos jovens no evento, e lembrou que esta é uma realidade também na cooperativa, e que isso é muito importante, pois eles que darão sequencia a tudo que foi feito pelo setor. Miarelli ressaltou também o trabalho dos pesquisadores em todos esses anos, e a mudança que proporcionaram em termos de qualidade e produtividade. O presidente finalizou a necessidade do investimento do setor privado no café, pois a realidade pede agilidade nos processos, algo um pouco mais difícil de conseguir no pode público.

Após a abertura oficial, os presentes foram divididos em grupos e visitaram 5 estações com os seguintes temas:

– Poda do Cafeeiro

– Melhoramento Genético do Cafeeiro no IAC

-Amostragem do Solo

– Estação de Avisos Fitossanitários

– Melhoramento Genético do Cafeeiro – Fundação Procafé.

Todo conteúdo abordado são resultados dos ensaios aplicados na fazenda experimental, e complementados com informações das áreas já estabelecidas no Sul de Minas. As informações foram repassadas pelos pesquisados do Procafé entre eles os renomados, José B. Matiello e Allysson Villela Fagundes.

Dezenas de empresas participaram da exposição, e levaram aos participantes as principais novidades em tecnologias para o cultivo do grão.

O espaço da Cocapec foi o grande ponto de encontro dos visitantes, que apreciaram os cafés da cooperativa nas versões coado e espresso. A Bioisca também esteve presente e apresentou o seu programa de desinfestação das formigas cortadeiras, que já está ganhando o Brasil. A Associação Florestal, que realiza um importante trabalho de recomposição na região, explicou a importância da prática na conservação das matas dentro das propriedades rurais.

A equipe do setor de máquinas e implementos também marcou presença, com os equipamentos de fabricação própria a recolhedora Robust-Eco e a varredeira Rastelo Soprador, realizando excelentes contatos comerciais.

O Dia de Campo teve como tema “As tecnologias que pode ver”, e foi exatamente o que aconteceu. Os produtores viram de perto todo o importante trabalho que a instituição está realizando na Alta Mogiana, com dados que irão fortalecer ainda mais a cafeicultura nacional.

Veja as fotos:

Notícias Relacionadas