ESCOLA NO CAMPO: ALUNOS FAZEM UM VERDADEIRO ESPETÁCULO NO ENCERRAMENTO

Escola no Campo: alunos fazem um verdadeiro espetáculo no encerramento

por Comunicação Cocapec:

(Veja o álbum de fotos no final da matéria)

Nesta sexta-feira (29) aconteceu o encerramento do Projeto Escola no Campo 2019, com a presença de mais de 300 estudantes de 7 das 11 escolas participantes. O superintendente da Cocapec Ricardo Lima de Andrade e os  Assistentes Técnicos Comerciais  da Syngenta, Donizete de Lima Vital Júnior e Marcela Cristina Silva de Oliveira prestigiaram o evento e ressaltaram a importância da ação e parabenizaram os participantes.

Como o desafio da edição os alunos tiveram que elaborar uma peça teatral utilizando um dos 12 temas que compõem a cartilha do Projeto, estudada durante o ano. O resultado foi incrível, a criançada soltou a criatividade, com interpretações excelentes e cenários caprichados. Vale lembrar que para fazer bonito nas apresentações todos participaram de uma oficina de teatro com os atores da Chapeleiro e Cia.

Na oportunidade ainda todos assistiram a peça “Fim?” da Cia Esparrama que contou a suporta história do fim do mundo abordou e tudo o que se pode ver agora são os lixões, campos de guerra, estranhos muros, a lama e duas baratas muito felizes com este novo cenário (que elas acreditam ser o seu novo paraíso). O que elas não desconfiam é que outros dois sobreviventes circulam ali por perto: os palhaços Batatinha e Nerdolino, que caminham pelo mundo carregando um mapa, uma semente e muita esperança. Mas eles nem imaginam que são observados pelas baratas, Beatriti e Margueriti, que por conta disso vão criar armadilhas bem engraçadas para “ajudá-los” a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles. Com muita interação e efeitos especiais a montagem divertiu a criançada. A apresentação teve o apoio do Sescoop/SP e fez parte das celebrações do Dia de Cooperar – Dia C.

O Escola no Campo aconteceu durante todo o ano e foi composta por diversas fases, sendo que a primeira foi a formação dos professores quando foi detalhada a proposta para 2019.. Posteriormente, todos os alunos receberam um kit composto por um Guia para as Famílias, Jogo de Meio Ambiente, História em Quadrinhos sobre trabalho infantil e uma cartilha que possui 12 capítulos, e traz temas como consumo de água, reciclagem e produção de alimentos, e que serão trabalhados em sala de aula pelos docentes no segundo semestre. O material foi elaborado pela Fundação Abrinq Pelos direitos da Criança e do Adolescente.

Outra etapa fundamental foi o ciclo de palestras, que aconteceu entre os meses de maio e junho, quando os profissionais da Cocapec e Syngenta visitaram as escolas e realizaram apresentações. Os profissionais da multinacional informaram sobre o uso correto e consciente dos defensivos agrícolas, utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), e a importância da preservação dos recursos naturais. Já a cooperativa contribuiu com conteúdo sobre o cooperativismo, destacando seu surgimento e estrutura, apontando os diferenciais e a importância deste modelo de organização. Além disso, os estudantes conheceram um pouco sobre a cafeicultura, seus ciclos e curiosidades; e também sobre a Cocapec e a forma como auxilia os produtores através de seus serviços e estrutura. Todas as escolas tiveram a oportunidade de visitar a cooperativa e ver de perto o cooperativismo aplicado e se encantaram com os processos que passa o café até chegar a xícara.

O Projeto Escola no Campo este ano trabalhou com exatos 1056 estudantes e 11 instituições de ensino localizadas em 9 diferentes cidades da área de atuação da Cocapec.

A Cocapec parabeniza alunos, professores e todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento da ação que foi finalizada com extremo sucesso.

Veja as fotos

Notícias Relacionadas