PROFISSIONALISMO FOI A MARCA DO 7º SIMCAFÉ
Profissionalismo foi a marca do 7º Simcafé
O intenso movimento logo nos primeiros minutos da manhã do dia 15 de abril já sinalizava que o 7º Simcafé seria diferente. Aproximadamente 2 mil pessoas percorreram todo o recinto, batendo o recorde de participação de todas as edições.
O evento promovido pela Cocapec, com o apoio do Sescoop/SP, a cada ano cresce mais, sempre com planejamento para proporcionar aos seus visitantes conteúdo, conforto, oportunidades de negócio e momentos de integração. A sétima edição aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, em Franca/SP.
Logo na abertura notou-se o prestígio que o Simcafé conquistou ao longo dos anos, quando registrou presenças ilustres como Américo Utumi, representando a presidência da Ocesp, o presidente da Procafé, José Edgard Pinto Paiva, o presidente do Sindicato Rural de Franca, Galileu de Oliveira Macedo, o presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana, Edson Castro Couto Rosa, o diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Pedro Barbosa Avelar e o vice-prefeito de Franca, Fernando Luiz Baldochi, representando o prefeito da cidade, Alexandre Ferreira. Grandes personalidades da cafeicultura, cooperativismo e política.
A programação contou com duas palestras por dia trazendo abordagens importantes sobre temas de interesse do produtor rural. Quem abriu a rodada no dia 15 foram os profissionais da Fundação Procafé, Alysson Vilela e Rodrigo Paiva, que falaram sobre o Manejo Estratégico Diante das Adversidades Climáticas, tema extremamente atual diante da seca intensa ocorrida no início dos anos de 2014 e 2015. No período da tarde aconteceu uma das palestras mais aguardadas, a de Mercado de Café, apresentada pelo consultor Marcos Magalhães que, de maneira bastante didática, deu dicas para que os cafeicultores possam aproveitar as oportunidades existentes no momento. Já no dia 16, o consultor do Sebrae/SP, Luis Adriano Pinto falou sobre a Segurança e Empregabilidade no Meio Rural e mostrou elementos que facilitam a gestão, cumprindo as leis trabalhistas corretamente. Encerrando o Simpósio, o professor Fábio Moreira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), trouxe o tema Regulagem e Desempenho Operacional na Colheita e Recolhimento de Café. O assunto vai ao encontro com a forte característica da Alta Mogiana em mecanizar diversos processos. De uma maneira bastante interativa, o professor relatou diversos casos que auxiliarão no dia a dia dos cooperados.
Certamente o local mais agitado do evento foi o remodelado espaço de máquinas e implementos, que este ano ganhou novas estruturas que proporcionaram mais conforto aos visitantes. Além disso, a cooperativa disponibilizou condições exclusivas aos participantes do Simcafé para aquisição de equipamentos. As negociações superaram o ano passado, tornando a iniciativa um grande sucesso.
Além disso, cerca de 60 empresas compõem a feira que acontece paralelamente ao Simpósio. O grande movimento permitiu que todos divulgassem os seus produtos, diretamente ao consumidor final, esclarecendo assim possíveis dúvidas dos visitantes.
A Cafeteria Senhor Café, novamente foi um sucesso, servindo saborosas bebidas preparadas com os melhores grãos da Alta Mogiana.
As mulheres também tiveram lugar de destaque proporcionado pelo Fussol, Fundo Social de Solidariedade de Franca, que disponibilizou oficinas de pintura durante todo o dia, executando lindos trabalhos.
A Bioisca, formicida natural fabricado pela Cocapec, também esteve presente em um espaço que chamou bastante a atenção pela representação de uma formiga gigante. Além disso, os colaboradores responsáveis pelo produto apresentaram as características da Bioisca e seus principais diferenciais em relação aos produtos químicos sintéticos do mercado.
O presidente, Maurício Miarelli, reforçou o objetivo principal do evento que é difundir o conhecimento. “O conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade econômica, e na cafeicultura não é diferente, pois, além da parte técnica em nossa atividade é necessário saber sobre mercados, cenários econômicos e muito mais. E é isto que o Simcafé e a Cocapec proporcionam, pois o que é ouvido aqui nos ajuda a evoluir e melhorar e com isso gerir melhor os nossos negócios”.
A diretoria executiva agradece a todos os cooperados visitantes, expositores, patrocinadores, e parabeniza todos os colaboradores, tanto os que atuaram diretamente na organização quanto os demais que continuaram na cooperativa permitindo a realização deste belíssimo trabalho.
Veja as fotos:
Notícias Relacionadas
02 de Dezembro de 2019
Escola no Campo: alunos fazem um verdadeiro espetáculo no encerramento
por Comunicação Cocapec: Clique AQUI e veja as fotos (mais…)
27 de Novembro de 2019
Engaja 2020: Cocapec prepara colaboradores para o próximo ano
por Comunicação Cocapec: (mais…)
03 de Setembro de 2019
Novos classificadores de café são formados em Ibiraci
por Comunicação Cocapec: Na última sexta-feira, dia 30, a Cocapec (mais…)
12 de Março de 2019
Saiba tudo sobre o 11º Simcafé
por Setor de Comunicação Cocapec: Em abril acontece a 11ª edição do Simcafé, Simpósio do Agronegócio Café (mais…)
17 de Janeiro de 2019
CEO da Rainforest Alliance fala sobre a necessidade de ação em 2019
POR EQUIPE CAFÉPOINT: A indústria cafeeira de hoje enfrenta vários desafios, sendo os principais a mudança climática (mais…)