PROGRAMA COOPERJOVEM RETORNA À FRANCA REPAGINADO

Programa Cooperjovem retorna à Franca repaginado

Após alguns anos sem ser aplicado na região, o Programa Cooperjovem foi reformulado e é novamente aplicado pela Cocapec e pelo Sicoob Credicocapec.

O Programa tem como objetivo principal a transformação social por meio da cultura da cooperação e da educação. Além disso, desenvolve práticas pedagógicas fornecendo material de didático e capacitações.

Nesta nova fase o Sescoop/SP, gestor do programa, realizou uma parceria com as ETECs (Escola Técnica Estadual) do Estado de São Paulo, com a finalidade de fornecer formações aos profissionais dos centros educacionais para que eles possam elaborar um projeto de acordo com a sua necessidade. Tudo isso feito com o respaldo das cooperativas locais, que no caso da região são a Cocapec e o Sicoob Credicocapec.

Neste formato, o Cooperjovem foi divido em duas etapas. O primeiro ano foi de formações para representantes das escolas e das cooperativas. O conteúdo foi divido em 10 módulos, aplicados em esquema de rodízio entre as cidades participantes, e tratou temas como “Construção coletiva de conhecimentos: projetos de trabalho”, “Cooperação e educação escolar”, “aprendizagem cooperativa”, entre outros.

A ETEC de Franca/SP sediou o último módulo e, consequentemente, o encerramento desta primeira fase. Os participantes apresentaram seus projetos e também conheceram a instituição, que tem como foco cursos do setor agrícola.

A partir de agora as escolas irão colocar em prática o que foi planejado, e sempre com o respaldo do Sescoop/SP e das cooperativas participantes.

Notícias Relacionadas