Nosso Código de Ética

Código de Ética Cocapec

A Cocapec, pautada por princípios de transparências, ética, integridade e respeito à legalidade, materializa neste Código de Ética, de forma objetiva, diretrizes e práticas que norteiam a conduta dos seus Diretores, Conselheiros, Colaboradores e Prestadores de Serviço que atuam em nome da cooperativa, e que devem dispor do compromisso de zelar por seus valores e sua imagem através de uma postura compatível no desenvolvimento de suas atividades.

Diretrizes Básicas:

Reputação: Entre os objetivos da cooperativa está a manutenção e continuidade de sua imagem como uma instituição sólida, confiável e consciente da sua responsabilidade econômica, social e ambiental. Por isso, institui uma cultura organizacional pautada por esses valores e a constante adequação e atualização de políticas, controles internos e sistemas gerenciais que assegurem a veracidade de sua ideologia. Busca resultados de forma honesta, justa, legal e transparente e as ações dos profissionais relacionados à Cocapec devem ser pautadas por esses princípios.

Conflito de interesse: A cooperativa desenvolve ações que visam a não geração de conflito de interesse, os profissionais que atuam em nome da Cocapec devem abster-se de utilizar os recursos e a reputação da instituição para obtenção de vantagens pessoais, evitando também o desenvolvimento de atividades ou influências internas que conflitem com os interesses da Cocapec.

Práticas ilícitas: Os Diretores, Conselheiros, Colaboradores, Parceiros e Prestadores de Serviço devem seguir a legislação e os regulamentos, além de se fazer cumprir o Manual de Normas e Procedimentos, regimento, estatuto social e qualquer normativa interna. É rejeitado qualquer tipo de atividade ilícita advindas desses profissionais, não permitindo práticas de corrupção, suborno, lavagem de dinheiro ou qualquer tipo de atuação que promova o favorecimento pessoal.

Confidencialidade: Estimula ações para manter a rigorosa confidencialidade das informações de seus cooperados, colaboradores, prestadores de serviço, mantendo o respeito, a integridade, expectativa e privacidade daqueles que se relacionam com a Cocapec.

Relacionamento: Todos são instruídos a demonstrar sempre cortesia, respeito, honestidade e imparcialidade no relacionamento com cooperados, colaboradores, terceiros, órgãos oficiais, visitantes, concorrentes e o público em geral.

Preconceito: A Cocapec repudia atitudes guiadas por preconceitos relacionados à origem, etnia, religião, classe social, gênero, cor, idade, limitações físicas e quaisquer outras formas de discriminação. Por essa razão, pratica a inclusão social no quadro de colaboradores admitindo pessoas independente de suas limitações, promovendo também a conscientização da importância da valorização e do respeito ao ser humano, em sua privacidade, individualidade e dignidade.

Condições de trabalho: A Cocapec desenvolve medidas de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Não permitindo uso de mão de obra infantil, escrava ou trabalho forçado e nem práticas e atitudes de assedio moral e sexual.

Atenção: Em caso de conduta incompatível com este Código de Ética, favor comunicar a diretoria da Cocapec através do e-mail: diretoria.executiva@cocapec.com.br