NOTÍCIAS

2025 é o ano internacional das cooperativas

Publicado por Notícias Agrícolas
Postado em 10/01/24

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU, definiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A resolução também definiu o tema da celebração: as cooperativas constroem um mundo melhor.

Com a decisão, a ONU reconhece a importância do modelo de negócios cooperativista para lidar com muitos desafios que acometem o mundo todo, assim como a promoção do desenvolvimento econômico e social das comunidades. Representando mais de 3 milhões de cooperativas e 1 bilhão de cooperados em todo o mundo, o cooperativismo é um movimento global de grande impacto.

O documento da ONU ainda aponta que os governos devem seguir as recomendações apresentadas no relatório de 2023 do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento social.

Com isso, o objetivo do Ano Internacional do Cooperativismo é fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação cooperativista. Quanto maior a presença das cooperativas na economia, a sociedade avança em direção de: criação de empregos, erradicação da fome, melhoria na educação, proteção social, inclusão financeira e moradia acessível.

Cocapec: um exemplo de sucesso cooperativista

No Brasil, um dos países com maior número de cooperativas no mundo, a Cocapec se destaca como um exemplo prático do impacto positivo do cooperativismo na região da Alta Mogiana. Com cerca de 3.000 cooperados, ela atua no desenvolvimento local desde ao acesso às novas tecnologias, geração de emprego e desenvolvimento da cafeicultura.

A cooperativa, que se destaca por oferecer serviços de excelência, além suporte técnico e comercial aos seus associados, promove a inovação e acesso a novas tecnologias e oportunidades de negócios. Além disso, é reconhecida por sua atuação em projetos sociais e ambientais que fomentam a sustentabilidade e a inclusão na região.

O modelo de negócios da Cocapec reflete os valores do cooperativismo defendidos pela ONU, como inclusão, colaboração e desenvolvimento sustentável. Sua contribuição vai além do campo, influenciando positivamente a economia regional e posicionando o café da Alta Mogiana entre os melhores do mundo.

Para destacar a posição de destaque da Cocapec, ao longo deste ano utilizaremos o selo internacional das Cooperativas em todos os nossos canais de comunicação. Essa iniciativa reforçará ainda mais o nome da instituição e o compromisso com o cooperativismo.

 

Notícias Relacionadas