- Como membro permanente da delegação brasileira junto à OIC, o CNC representa oficialmente os produtores brasileiros na Junta Consultiva do Setor Privado e também orientou a redação da Resolução 465, com foco na promoção do consumo de café nos países produtores e no mercado internacional. Esse trabalho resultou na criação da Força Tarefa Público Privada do Café.
- O CNC participou ativamente na candidatura da Dra. Vanusia Nogueira ao cargo de diretora-executiva da OIC, sendo eleita na 131ª Sessão do Conselho Internacional do Café, em fevereiro deste ano.
- O Conselho participa ativamente dos 4 grupos de trabalho internacionais da Força Tarefa e da revisão do Acordo Internacional do Café (AIC 2007), tendo como objetivos: melhoria das estatísticas internacionais, aumento do consumo global de café, melhoria da renda dos produtores e promoção da sustentabilidade.
- 10/11/2021 – Envio de ofício ao Ministro Onix Lorenzoni
- 03/02/2022 – Audiência no Ministério do Trabalho e Emprego
- Maio/2022 – Governo anunciará a medida provisória
- Na oportunidade, destacou a importância do cooperativismo para ampliar o acesso dos cafeicultores a ferramentas de gestão dos riscos de mercado, como operações de hedge no mercado futuro e de barter para aquisição de insumos, tendo o café como Moeda.
- No relatório divulgado, a OIC incluiu a sugestão do CNC de ampliação e facilitação do acesso a ferramentas de gestão de risco de mercado.
- i) Criar campanhas para promover o consumo de café, principalmente nos países produtores e exportadores, além dos mercados emergentes;
- ii) Desenvolver e disseminar inovações digitais para melhorar gestão de fazendas e aproximar produtores de consumidores, agregando valor à origens;
- iii) Fomentar pesquisa e inovações tecnológicas para ampliar produtividade e dar maior resiliência a mudanças climáticas, a exemplo do Brasil, que investiu mais de US$ 80 milhões desde a criação do Consórcio Pesquisa Café;
- iv) Compartilhar bons exemplos de política cafeeira que visem ao equilíbrio de mercado, a exemplo do Funcafé no Brasil, gerido pela parceria público-privada, apoiando o ordenamento da oferta e o fortalecimento do cooperativismo.
- a definição da identidade do CNC (é uma entidade que representa o setor da produção de café e possui em seu quadro de associados as cooperativas e associações de café do Brasil. Desenvolvemos Comitês de Trabalho que debatem soluções estratégicas para a cafeicultura brasileira);
- a criação de comitês, subordinados ao Conselho Diretor, para a sugestão de projetos e ações que beneficiem a cafeicultura brasileira.
- proporcionar aos membros oportunidade de refletir e discutir sobre os atuais temas da cafeicultura para que possam propor soluções para a diretoria de suas cooperativas;
- ouvir de seus membros representantes as demandas, desafios e fatores críticos em suas regiões, mostrando experiências do seu dia a dia;
- apresentar as demandas para que os representantes do CNC possam atuar junto às entidades governamentais e ao Congresso Nacional;
- enviar os relatórios das reuniões realizadas, com o conteúdo do que foi abordado como sugestão para as diretorias das associações e cooperativas.
- Capacitação da equipe técnica das cooperativas;
- Capacitação dos servidores da prefeitura de Alpinópolis/MG – revitalização das estradas;
- Diagnóstico da sub-bacia do Ribeirão Conquista;
- Desenvolvimento dos Projetos Individuais das Propriedades (PIP);
- Execução do Plano de Ação nas propriedades selecionadas.