NOTÍCIAS

Agenda Institucional do Cooperativismo 2021 visa integrar cooperativas e representantes dos Três Poderes

Por OCB, via CNC:

Postado em: 27/04/21

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou, na última quinta-feira (22), em uma cerimônia online, a Agenda Institucional do Cooperativismo 2021. O lançamento abordou as prioridades e demandas do setor no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim como a OCB, o Conselho Nacional do Café (CNC) também almeja beneficiar o setor através da intercooperação.

A agenda foi criada para as cooperativas e representantes dos Três Poderes com o objetivo de integrarem as pautas propostas pela OCB que tramitam em Brasília. Entre as prioridades da agenda estão o cooperativismo na geração de oportunidades de trabalho; na alimentação do Brasil e do mundo; e em prol de comunidades e cidades mais sustentáveis. São abordados, no total, sete temas propositivos, que podem ajudar a economia brasileira.

O presidente da OCB, Márcio Freitas, destacou, na abertura do evento, que ainda são grandes os desafios no combate à pandemia. “É por isso que a nossa agenda foi desenhada a partir do comprometimento do Sistema OCB com os três Poderes da República, tendo em vista a recondução econômica e o futuro do nosso país”.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o fortalecimento das cooperativas agropecuárias é uma das prioridades da pasta e do Plano Safra e destacou a importância na produção de algumas das principais culturas presentes na mesa do brasileiro como a soja, o café e o milho. “O fortalecimento das cooperativas é, por isso, uma das prioridades do Ministério da Agricultura. É um setor que gera emprego, renda e inclusão social. No agro, é preciso destacar que 71% das cooperativas do setor são do perfil da agricultura familiar e precisam dos frutos gerados por esse modelo de negócio”.

Para o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, a aproximação das cooperativas é fundamental para alcançar o objetivo de uma cafeicultura mais competitiva, integrada e sustentável. “É com este propósito que o CNC tem investido no planejamento de seus Comitês Técnicos, com a finalidade de melhorias em áreas estratégicas para o café brasileiro e o trabalho da OCB tem corroborado para isso”.

O evento foi realizado ao vivo, através do canal no Youtube da OCB, e contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo e do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

 

Notícias Relacionadas