NOTÍCIAS

AGO aprova contas da Ocesp por unanimidade

por OCB:

Postado em 03/08/2020

Nesta quinta-feira, 30, a Ocesp realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), de forma online. Com cerca de 60 participantes, o evento virtual teve mesa composta pelo presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, pelos coordenadores dos Conselhos Administrativo e Fiscal da Ocesp, José Alves de Souza Neto e Arnaldo Antonio Bortoletto, pelo superintendente da OCB, Renato Nobile, e pelo superintendente da Ocesp, Aramis Moutinho Junior, secretário de trabalhos da AGO. Foram aprovados por unanimidade os demonstrativos financeiros da Ocesp, referentes ao exercício de 2019.

Durante a abertura, Del Grande agradeceu a presença de todos os dirigentes e destacou o importante papel desempenhado pelo sistema cooperativista em São Paulo e no Brasil no relacionamento com os Poderes Públicos. Para exemplificar os resultados do trabalho, o dirigente citou algumas conquistas do último ano, como a lei que garantiu benefícios às pequenas empresas nas compras e contratações do Estado; a prorrogação do Convênio 100 do Confaz, que reduz o ICMS no transporte de insumos agrícolas; inclusão das cooperativas de crédito na agenda estratégica do Banco Central, entre outras.

“Isso mostra nossa disposição de continuar lutando e trabalhando para o cooperativismo. O Sescoop é também um exemplo clássico [de apoio ao cooperativismo], os diagnósticos obtidos pelo PDGC e GDA são fundamentais para a gestão, para entender o que está acontecendo dentro da cooperativa e tomar decisões”, destacou o presidente.

Del Grande salientou também o papel do Sescoop/SP na capacitação de profissionais e difusão do movimento cooperativista: 74 mil pessoas de cooperativas foram capacitadas em cursos gerais, específicos e programas de pós-graduação em 2019. “O crescimento do cooperativismo se deve ao conhecimento. Conhecimento é força. Então, é muito importante mantermos o Sistema ativo, forte, vibrante, com todo apoio necessário às nossas cooperativas”, declarou, antes de dar prosseguimento às deliberações propostas para a assembleia.

Os delegados das cooperativas tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo com as ações e conquistas de 2019 e foi demonstrado como navegar pelo relatório de gestão digital. Após as exibições, o representante do Conselho Diretor José Alves e o superintendente da OCB Renato Nobile usaram da palavra, o primeiro para agradecer o trabalho fundamental de todo o sistema cooperativista, ressaltando a sintonia entre Ocesp e OCB, e o segundo para salientar todo o esforço em prol das cooperativas, na interlocução com o Executivo e o Legislativo, com resultados mais surpreendentes ainda neste momento da pandemia.

O diretor da Moore Stephens Prisma Auditores e Consultores, José Paulo de Castro, apresentou as peças contábeis de 2019 da Ocesp. Assumindo a mesa diretora, a representante da plenária referendada pelos delegados, Tais Di Giorno (presidente-executiva do Sicoob Cecres), conduziu a deliberação sobre as contas, resultando em aprovação unânime.

O presidente Del Grande encerrou o evento agradecendo mais uma vez a participação de todos na inédita AGO virtual da Ocesp. Ele também informou que assumiu a coordenação do Fórum Paulista do Agronegócio, representando 42 entidades, o que, segundo Del Grande, abrirá portas não somente para o agro, mas para todos os ramos do cooperativismo no relacionamento com as autoridades públicas. Por fim, Del Grande lembrou do cinquentenário da Ocesp, a ser completado no dia 14 de outubro próximo, quando, por conta da pandemia, substituirá a comemoração pensada anteriormente por uma missa, “para pedir saúde e prosperidade a todos os cooperativistas”. (Fonte: Ocesp)

Notícias Relacionadas