NOTÍCIAS

Agricultura abre campanha contra a febre aftosa

por GCN:

A Secretaria Estadual de Agricultura, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, lançou na última sexta-feira, 1º de maio, a campanha 2015 de vacinação contra a febre aftosa. O prazo segue até o dia 31 e a estimativa é que 4,2 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos sejam imunizadas.

Nesta primeira fase, a vacinação é obrigatória para animais com até 24 meses de idade. A segunda será em novembro, quando todo o rebanho deverá ser imunizado.

Segundo a assessoria da pasta, o criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação terá de pagar multa de R$ 106,25 ou R$ 63,75 por cabeça, respectivamente. A comunicação da vacinação deve ser feita até o dia 7 de junho, juntamente com a declaração da quantidade de animais de outras espécies existentes na propriedade.

Para garantir uma boa vacinação, as doses devem ser adquiridas em estabelecimentos credenciados pela Defesa Agropecuária. Por lei, é proibido o uso de vacinas contra a febre aftosa adquiridas em etapas de vacinação anteriores. De acordo com o governo, o Estado de São Paulo não registra focos da doença há 19 anos.

Notícias Relacionadas