NOTÍCIAS

Aliança público-privada para facilitar a sustentabilidade do mercado cafeeiro mundial

por Ascom Associação 4C:

Com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Organização Internacional do Café (OIC), a Associação 4C e a IDH – Iniciativa de Comércio Sustentável, o mercado cafeeiro internacional presencia a maior aliança público-privada já realizada até o momento. Estabelecida para facilitar a sustentabilidade do mercado cafeeiro global no longo prazo, com base em uma abordagem com foco nos cafeicultores, a aliança tem o objetivo de escalonar as iniciativas existentes, de forma custo-efetiva, e preencher os gaps rumo ao impacto coletivo no setor cafeeiro.

Reconhecendo o enorme potencial desta cooperação público-privada para a promoção do crescimento econômico, redução das diferenças e melhoria dos padrões de vida nos países produtores de café, será crucial para a aliança o desenvolvimento de uma estrutura estratégica de colaboração e ação para os stakeholders-chave do café, públicos e privados, nos níveis nacional e internacional.

“Produtores de café ao redor do mundo enfrentam desafios cada vez mais difíceis. Os efeitos da mudança climática na produção e a falta de acesso à recursos financeiros ameaçam o modo de vida de homens e mulheres que cultivam o café que tanto amamos. A OIC tem orgulho em fazer parte deste esforço conjunto para apoiar iniciativas que ameaçam nossos cafeicultores e a indústria do café em sua totalidade”, afirma Robério Oliveira, Diretor Executivo da OIC.

A aliança reconhece que essas questões sistêmicas de sustentabilidade necessitam de novas formas de colaboração, pré-competitivas e com foco nos cafeicultores, para estimular o empoderamento da grande quantidade de homens e mulheres que trabalha no setor cafeeiro. Esta cooperação, que evoluiu a partir do diálogo da Visão 2020, iniciado pela Associação 4C, “é um grande avanço para a sustentabilidade no longo-prazo do setor cafeeiro – fornecerá a estrutura para combinar as forças dos setores público e privado para abordar assuntos críticos e, comumente complexos, contribuindo, desta forma, para o aumento da resiliência da próxima geração de cafeicultores”, explica Melanie Rutten-Sülz, Diretora Executiva da Associação 4C.

Um grande componente desta aliança é o compromisso das três organizações e seus principais círculos eleitorais. Todos os parceiros promovem o desenvolvimento sustentável como meio para atingir o progresso social e econômico em países produtores de café, enquanto protegem os recursos naturais – a OIC, como principal corpo intergovernamental e responsável por abordar os desafios enfrentados pelo setor cafeeiro mundial (Público), a Associação 4C, como plataforma de múltiplos stakeholders e padrão de entrada que une o setor cafeeiro para lidar com as questões de sustentabilidade de forma pré-competitiva (Privada) e a IDH, como responsável pela convocação das principais Parcerias Público-Privadas (PPPs) de alta escalão.

“A aliança entre a OIC, a Associação 4C e a IDH é um passo importante para aprofundar a magnitude e coordenar, de forma inclusiva, os esforços ainda fragmentados das indústrias, dos padrões, dos países produtores, das ONGs e dos doadores, para melhorar o modo de vida e as práticas de agricultura dos cafeicultores” afirma Ted van der Put, Diretor do Programa da IDH.

A cooperação entre os parceiros começará imediatamente, com a preparação de uma estratégia para facilitar o necessário diálogo entre os principais stakeholders do café, com o objetivo de identificar as necessidades prioritárias das comunidades cafeicultoras, desenvolver fontes de recursos e planos de ação.

Notícias Relacionadas