NOTÍCIAS
Análise hEDGEpoint: Atualização da safra brasileira de café 2023/2024 pela Conab
Por CaféPoint, via hEDGEpoint:
Postado em: 25/05/23
A Conab aumentou sua expectativa de produção de arábica para 37,93M scs, uma adição de 494 mil sacas em relação ao relatório anterior. O aumento veio com produtividades maiores, com destaque para as regiões do Cerrado, São Paulo e Sul de Minas Gerais. No total, a produtividade de arábica registrou um aumento de 24,81 scs/ha, para 25,62 scs/ha – ainda abaixo do padrão dos anos anteriores à seca, mas mostrando uma importante recuperação.
Para o conilon, os números foram na direção oposta: uma redução de 695 mil sacas em relação ao relatório anterior, para 16,81M scs. O resultado representa uma queda de 8% na produção em relação ao ano anterior. Apesar do aumento de 1% na área em produção, a proporção de áreas em formação em relação ao total aumentou (8,6% em 2022 para 10,2% em 2023).
Porém, o número de conilon continua bem abaixo da média do mercado (em torno de 20-22M scs), e, portanto, tem menos potencial para mover preços. A queda na produção de conilon foi impulsionada inteiramente pelo Espírito Santo, já que a Conab estima uma queda de 1,78M sacas ano a ano na produção do estado, e o aumento na Bahia (+142 mil sacas a/a) e Rondônia (+331 mil sacas a/a) não foi suficiente para compensar os problemas no principal fornecedor de conilon.
De forma geral, com a redução no número de conilon, a estimativa da Conab para a produção total de café em 2023 registrou uma queda de 200 mil sacas em relação à estimativa anterior. Com uma maior participação da área em formação tanto para o arábica quanto para o conilon, o relatório ressalta que a safra atual ainda ficou muito vulnerável às intempéries (geada e seca, no caso do arábica) e stress produtivo (no caso do conilon), apesar dos números permanecerem abaixo da média esperada pelo mercado.
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)