NOTÍCIAS

Anderson Minamihara ganha campeonato de Brewers na Alta Mogiana

por EQUIPE CAFÉPOINT:

O produtor Anderson Minamihara ganhou hoje (19) o campeonato de Brewers, na Alta Mogiana. Com uma pontuação de 64,53, Anderson ficou à frente de Lucas Rodrigues (64,13 pontos) e Lucas Salomão (62,24). O campeonato fez parte das atividades do 10ª Simpósio do Agronegócio da Alta Mogiana (SimCafé), no espaço Villa Ventura, em Franca (SP).

“É a primeira vez que participo de um campeonato. Desenvolvi uma técnica na Hario v60 usando uma mão. Estou em contato com alguns campeões, inclusive do Japão, para me ajudarem nos treinos das próximas etapas”, disse Anderson.

Competiram 9 pessoas, entre baristas e produtores da região e de cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis.

A modalidade “Brewers” (métodos de preparo manual) ressalta a arte no preparo de café por meio de métodos manuais filtrados, evidenciando a importância da excelência no grão e no serviço. Cada competidor teve sete minutos para preparar as bebidas que foram avaliadas pelos juízes, resultando um somatório de pontos.

O campeonato foi organizado pela Associação de Produtores de Cafés Especiais (BSCA), Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) e Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana.

Os três garantiram vagas para o campeonato brasileiro, em data a ser definida. Após a fase nacional, os vencedores competirão na etapa mundial, entre os dias 16 e 18 de setembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

“Ficamos sem competições regionais por um bom tempo. Elas estão voltando com a valorização dos cafés especiais. Estamos com novas pessoas na cadeia produtiva e isso é bom. Queremos um time muito bem preparado para o mundial e esses campeonatos proporcionam isso”, disse José Renato Figueiredo, juiz principal da competição.

O SimCafé permite a proximidade dos cafeicultores com modalidades de competição, de modo que possam acompanhar de perto como a excelência na qualidade dos grãos impacta no potencial dos profissionais da cadeia produtiva, valorizando os esforços no campo para a produção dos grãos especiais.

Voltado para funcionários da Cocapec e produtores rurais, a programação do simpósio teve visitações, workshops e palestras. Cerca de 80 empresas de insumos agrícolas, máquinas e implementos, saúde animal, concessionárias de veículos, meio ambiente e sustentabilidade apresentaram seus produtos.

Notícias Relacionadas