NOTÍCIAS

Angola tenta retomar status de importante produtor de café na África

por CaféPoint:

Angola pode ter novamente um papel de liderança na produção de café da África, à medida que o país luta para retomar sua plantação e produção de café, disse o secretário geral da Organização de Café Interafricana, Frederick Kawuama.

Frederick fez essa previsão quando falava com a imprensa após uma reunião com o secretário de Estado para Assuntos Externos de Angola, Manuel Augusto, para discutir a cooperação no setor de café na África. O oficial disse que o setor de café está sendo relançado em Angola e as condições estão sendo criadas para retomar o status de principal país produtor de café da África.

Angola assumiu a presidência da Organização Interafricana de Café em novembro de 2014, em Kampala, Uganda, em sua 54a assembleia geral anual que reuniu os principais produtores de café do continente.

Angola foi o terceiro maior produtor de café até 1973 e o café contribuiu bastante para a economia na região noroeste do país, incluindo província de Uige. A produção de café começou pelos colonialistas portugueses nos anos de 1830 e logo se tornou fonte de renda em aproximadamente 2.000 plantações angolanas nos anos setenta.

Entretanto, a produção de café foi devastada por décadas de conflitos armados que terminaram em 2002, e o governo angolano planejou reviver o setor de café como parte de seus esforços para diversificar sua economia dependente de petróleo.

Os economistas estimaram que o investimento requerido para retomar plantações de café improdutivas é de US$ 230 milhões, incluindo a abertura de novas estradas levando às plantações.

A reportagem é da agência Xinhua / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas