NOTÍCIAS

Animação brasileira sobre a história do Café será exibida em festival de Moçambique e em Mostra Gratuita em Campinas/SP

por Revista Cafeicutlura:

Cinema de animação brasileiro: longa sobre o café será exibido em festival de Moçambique

Além da exibição do longa “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi, equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ministra oficinas de animação na Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo, capital do país.

Filme também será exibido em mostra de Campinas/SP, no dia 12 de julho.

Um pedaço da África que fala português, com belas praias e belezas naturais, mas também uma conturbada história de guerra civil. Moçambique, país que se tornou independente de Portugal em 1975, é o próximo destino internacional da equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas/SP, que desembarca na capital, Maputo, no começo de julho, para participar do Kugoma 2015, a 6ª edição do Fórum de Cinema de Curta-metragem de Moçambique.

O Festival tem a proposta de aproximar o cinema das populações, tornando acessíveis trabalhos cinematográficos que não estão disponíveis nas salas comerciais e nem no mercado de DVD nacional. A ideia é recriar o hábito de cinema no bairro, mesclando formatos de exibição tradicionais com salas de projeção ao ar livre nos bairros, contribuindo para a formação de um novo público.

Na programação do evento, no dia 06 de julho, haverá a exibição do longa-metragem brasileiro em formato de animação, “Café, um dedo de prosa”, do diretor Maurício Squarisi. O filme se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos apaixonados por café, que vão até uma cafeteria e iniciam uma conversa cheia de informações sobre a bebida, cuja história passa pela África, Portugal e Brasil. “O filme já foi exibido num festival de animação em Lisboa, e a recepção foi muito boa. Foi muito interessante ver como nossa história era conhecida pelos portugueses, e vamos ver agora a recepção entre os africanos”, comenta o diretor, que visita pela primeira vez o país.

Além da exibição de seu longa-metragem, Maurício vai a Moçambique, junto a Wilson Lazaretti e Filipe Miranda, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, para a 3ª Oficina de Cinema e Animação, na Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV). Os brasileiros irão comandar oficinas de desenho animado, sombra chinesa e brinquedos ópticos.

Wilson Lazaretti já esteve em Moçambique, no ano de 2014, no mesmo festival, e trouxe boas recordações, especialmente das pessoas. “Embora a violência e pobreza sejam realmente visíveis, como é aqui no Brasil também, minha primeira experiência com oficinas por lá foi muito gratificante. Nossas histórias têm raízes comuns, e estar lá pessoalmente foi emocionante para mim”, relembra.

Café, um dedo de Prosa

“Café, um dedo de prosa”, longa metragem em animação de Maurício Squarisi, conta de modo leve e bem humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil.

O filme, de 72 minutos, é resultado de cinco anos de trabalho e teve uma pré-estreia internacional em março, no Monstra – Festival de Animação de Lisboa, um dos mais importantes eventos da animação mundial. No Brasil, fez uma pré-estreia na cidade de Itu/SP, e foi exibido em algumas sessões especiais. Com contrato com a Polifilmes, deve ter lançamento comercial no segundo semestre.

A obra começou a ganhar vida em 2009, quando Squarisi conheceu o livro “História do Café”, que serviu de base e inspirou o roteiro. A autora, a historiadora Ana Luiza Martins, foi também a consultora e revisora histórica do filme. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Nascido em Campinas, cidade do interior de São Paulo onde o café teve papel relevante, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Ao lado de Wilson Lazaretti, é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já tem 40 anos de história e mais de 300 curtas no currículo, entre obras autorais e produzidas em oficinas de animação ministradas principalmente em escolas públicas.

EM CAMPINAS

Em Campinas, a Mostra Cena Cine exibe o longa “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, no dia 12 de julho. A mostra gratuita ocorre de 10 a 12 de julho no Teatro Castro Mendes.

A Cena Cine é uma mostra de cinema independente itinerante que exibe curtas, médias e longa metragens com o objetivo de dar visibilidade aos produtores locais. Através de exposições de artes e debates com diretores e produtores cinematográficos, a Cena Cine exalta o cinema independente.

Campinas recebe a Mostra de Cinema Independente Cena Cine nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com entrada gratuita. Durante os três dias de mostra, haverá a exposição fotográfica de Patrícia Cholakov, com o projeto “Um olhar de Marte”.

No dia 10 (sexta-feira), a partir das 19 horas, na abertura da mostra, será exibido o longa convidado “A Despedida”, de Marcelo Galvão. Em 11 de julho (sábado), a partir das 19 horas, serão exibidos os curtas “A Nossa Banda”, da produtora Mó Documental; “Flerte”, do diretor Samuel Mariani; “A última Guerra em Canudos: a barganha”, do diretor Rafael Ghiraldelli; “Chá”, do diretor Nando Dalberto e “O Convite”, da produtora Mimesis.

“Café, um dedo de Prosa”

O longa-metragem “Café, um dedo de Prosa”, do diretor Maurício Squarisi, encerra a Cena Cine, no dia 12 de julho (domingo), às 18 horas. Após a sessão, haverá um bate-papo com as representantes da equipe do filme: Beth Russo, responsável pela pintura e animação, Eliana Ribeiro, que dirigiu a edição e finalização e Janice Castro, produtora executiva. A sessão tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas .

Mais informações sobre a Mostra podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Notícias Relacionadas