NOTÍCIAS

Aplicativo ajuda na identificação de inimigos naturais de pragas nas lavouras

POR EQUIPE CAFÉPOINT:

Visando ajudar o produtor na identificação de inimigos naturais de pragas, a Embrapa Agrobiologia do Rio de Janeiro desenvolveu o aplicativo Guia InNat. Disponível gratuitamente para download no Google Play, o app oferece ferramentas que podem minimizar as doenças nas lavouras.

Com a plataforma, o usuário tem acesso a uma galeria de imagens de 13 famílias de insetos predadores, parasitóides e aranhas, podendo realizar a comparação com insetos coletados em campo. Além disso, o app também fornece informações específicas sobre cada grupo de inimigo natural e sua função no meio ambiente.

Segundo Alessandra de Carvalho Silva, pesquisadora de controle biológico da Embrapa e uma das idealizadoras do projeto, o Guia InNat é fundamental para diferenciar os tipos de insetos. “De nada adianta a presença de insetos benéficos na lavoura se o produtor confundi-los com os que podem causar danos à plantação”, explica.

A plataforma também permite com que o cafeicultor identifique um determinado inseto visto com frequência na plantação. “Com o app, o usuário consegue ter uma noção de como está sua área ecologicamente”, diz a pesquisadora.

Não só nos cafezais, o Guia InNat também funciona para as demais culturas, como milho, soja, hortaliças, entre outras, tanto de pequenos quanto de grandes produtores. O app também exerce suas funções em lavouras orgânicas e as que utilizam sistemas convencionais.

Notícias Relacionadas