NOTÍCIAS

Associação de produtores colombianos recebe Prêmio Empreender Paz

por Equipe Cafépoint

A associação de produtores de café de alta qualidade “Cuchilla del San Juan”, de Belén de Umbría, Risaralda, na Colômbia, recebeu o Prêmio Empreender Paz na última de terça-feira (10). A associação é composta por 123 pequenos cafeicultores e busca promover a melhoria das condições de vida de seus membros graças a um centro de benefícios à comunidade, inaugurado em 2017.

“Estamos muito felizes com esse importante reconhecimento por nossa associação e por todo o cultivo de café na Colômbia. E muito gratos à Federação dos Cafeicultores, que tem sido nosso aliado comercial”, comentou Miguel Fernando García, representante da associação.

O Prêmio Emprender Paz é uma iniciativa que busca identificar, reconhecer e tornar visíveis experiências empresariais sustentáveis que ofereçam oportunidades econômicas a pessoas ou territórios afetados pela violência, contribuindo para a construção da paz na Colômbia.

Entre os finalistas da edição atual do prêmio, para o qual foram nomeadas 124 organizações (84% micro e pequenas) dos setores agrícola, agroindustrial, de serviços, industrial e extrativista, estão empresas importantes como Luker e Wok, cadeia de restaurantes. As outras três empresas ou iniciativas que ganharam o prêmio foram a Agricapital, de Medellín; Palmiagro, de Tibú (norte de Santander); e Mundo Maderas, de Yumbo (Vale do Cauca).

O prêmio é concedido com base em critérios de avaliação definidos, como sustentabilidade (35%), impacto (35%), replicabilidade (10%), envolvimento da empresa (15%) e valor agregado (5%), que inclui capacitação, mulheres, articulação de atores e inovação.

As quatro iniciativas vencedoras se destacaram por serem sustentáveis, comprometidas com a reconstrução do tecido social e a inclusão econômica das populações afetadas pela violência, segundo os organizadores.

A associação vende café à Federação Nacional de Produtores de Café (FNC) e outros clientes, como a RGC Coffee do Canadá. Dos 123 membros, 90% são pequenos produtores e 30% são mulheres, dos quais um grupo trabalha com a polpa e a mucilagem do café na preparação de fertilizantes orgânicos por vermicultura.

As informações são da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas