NOTÍCIAS
Baixa das exportações reflete queda de matérias-primas, diz ministério
por Folha de São Paulo:
O diretor de estatísticas e apoio à exportação do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Herlon Brandão, afirmou que a queda das exportações, principalmente, a redução de preço de produtos básicos e o atraso na colheita de soja neste ano.
Houve redução de preços em quase todos os principais produtos da pauta, com exceção do café. Minério de ferro, petróleo e celulose, por exemplo, tiveram recorde de volume embarcado. Ainda assim, a quantidade de dólares recebida pelo exportador brasileiro foi menor, devido à queda nos preços desses itens. Em fevereiro, o deficit da balança comercial foi de quase US$ 3 bilhões.
O efeito preço continua sendo positivo em relação aos combustíveis, pois, nesse caso, as exportações recuaram 19% e as importações, 23%, reduzindo o deficit da balança nesses produtos.
Apesar de a balança estar com resultado praticamente igual neste início de ano ao de 2014, o governo continua a trabalhar com a perspectiva de um saldo positivo em 2015, revertendo o deficit do ano passado.
“A gente sabe que a soja vai ser exportada, tem safra recorde este ano. Em relação a preços, isso é determinante, mas ainda é cedo para rever as expectativas de termos superavit no ano”, afirmou Brandão.
GREVE
Em relação à greve dos caminhoneiros, a média diária de exportações da última semana do mês de fevereiro foi inferior à média das duas primeiras semanas, mas praticamente igual à da terceira semana, o que mostra impacto reduzido da paralisação, segundo o governo.
“É um efeito ainda pequeno, mas a gente tem relatos de que o movimento está dificultando o fluxo de mercadorias. Temos de aguardar para ver. Tem muitas mercadorias com estoque nos portos ou que dependem menos do modal rodoviário”, afirmou Brandão.
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)