NOTÍCIAS

BALANÇO SEMANAL CNC — 22 a 26/03/2021

Por CNC:

Postado em: 26/03/21

Comitê busca cafeicultura sustentável, competitiva e integrada

Membros do CNC desenvolverão trabalhos para promover suas ações sustentáveis ao mercado internacional e consumidores internos

O Conselho Nacional do Café (CNC) instalou o seu Comitê de Sustentabilidade, na segunda-feira, 22 de março, através de reunião virtual. A atividade integra o Plano de Ação 2021 da entidade e visa à busca por uma cafeicultura competitiva, sustentável e integrada.

“Em um setor competitivo, contando com a visão dos produtores, que possuem raízes cooperativistas e também são verdadeiros empresários rurais, pretendemos trazer uma estrutura diferenciada para o CNC e possibilitar um ambiente de intercooperação para a construção dos posicionamentos do Conselho relacionados às matérias da sustentabilidade”, conta o presidente Silas Brasileiro.

Os membros do Comitê pontuaram que as atenções devem estar voltadas aos trabalhos que já são desenvolvidos pelos membros do CNC, de acordo com os códigos sustentáveis que aplicam, e, através disso, iniciar um processo de comunicação positiva da sustentabilidade dos cafés do Brasil, com foco nos consumidores internos e internacionais.

Também se orientou a necessidade de o Comitê de Sustentabilidade possuir interface com o Comitê de Comunicação – ainda a ser instalado – e com as demais entidades da cadeia produtiva, de maneira que sejam comunicadas, através dos canais de comunicação e redes sociais, as atividades do setor como um todo e não se foque em comunicação de cada entidade.

A atenção sobre o retorno financeiro, o valor agregado aos produtores, dos investimentos feitos em programas de sustentabilidade, o foco na divulgação da cafeicultura sustentável também ao consumidor brasileiro, além dos internacionais, e a atenção com o cafeicultor, para que possa otimizar os processos de sua produção também estão no foco das atividades.

Como encaminhamentos, foi eleito, por aclamação, Alexandre Vieira Costa Monteiro, da Cooxupé, como coordenador do Comitê de Sustentabilidade do CNC. Na sequência, criou-se um grupo em app de mensagens por celular para facilitar a comunicação entre os membros.

Para o presidente da entidade, Silas Brasileiro, os trabalhos do comitê permitirão mais aproximação e um melhor atendimento às demandas dos produtores e, consequentemente, a implantação de ações mais tangíveis aos cafeicultores. “Nosso trabalho sempre tem como objetivo a valoração do trabalho do agricultor, buscando sempre maior rentabilidade aos seus trabalhos”, destaca.

Além do coordenador, o Comitê de Sustentabilidade é composto por Antônio de Almeida Cascelli (Coapeja); Edson Guerrero (Cooxupé); Fabricio Freitas Alves (Minasul); Fernanda Marin Permanhane (Coopbac); João Elvidio Galimberti (Coopeavi); Rafael Furtado Fonseca (Coomap); Regis Damasio Salles (Monteccer); Simão Pedro de Lima (Expocaccer); Vanusia Nogueira (BSCA); além do presidente e da assessora técnica do CNC, Silas Brasileiro e Silvia Pizzol.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / [email protected]

Notícias Relacionadas