NOTÍCIAS

Banco aponta riscos para preços do café

por Folha de São Paulo:

O produtor precisa ficar atento aos preços do café, isso porque o que vem pela frente poderá trazer algum risco às negociações.

Embora este deverá ser o quarto ano de deficit global do produto, os preços perdem força nos últimos meses na Bolsa de commodities de Nova York.

Não há mudanças significativas nos fundamentos de oferta e demanda e nas taxas de câmbios dos principais países produtores, segundo Guilherme Melo, analista-senior de Agronegócios do Itaú BBA, mas o mercado começa a dar conta de que os estoques nos países importadores estão em volumes confortáveis.

Essa conscientização sobre os estoques, somada a ganhos anteriores, fez os fundos saírem das “posições compradas” de café no mercado futuro, medida que ajudou a depreciar ainda mais os preços, aponta Melo em relatório do banco.

Ele destaca a posição líquida comprada dos fundos “não comerciais”, que foi reduzida em 50 mil contratos desde o início de novembro.

O analista do Itaú BBA destaca, ainda, que as boas condições para o desenvolvimento da lavoura brasileira e a maior disponibilidade de café poderão exercer pressão adicional nos preços. Além disso é esperada uma aceleração das negociações com a chegada da safra.

Melo afirma que a safra 2017/18 também poder ser outro ponto de risco às cotações, devido à expectativa de aumento de safra.

É muito cedo, porém, para avaliações da próxima safra, que vai florada, acrescenta.

Notícias Relacionadas