NOTÍCIAS

Beber café moderadamente na gravidez não afeta a inteligência do bebê

por iG Saúde via CCCMG:

Muitas grávidas ficam na dúvida se podem continuar tomando café ou bebidas cafeinadas como normalmente tomavam antes de começar a gerar um filho. Uma pesquisa da Nationwide Children’s Hospital, publicada no periódico American Journal of Epidemiology diz que o consumo moderado de café não danifica o desenvolvimento mental da criança e não é um indicativo de problemas comportamentais.

Os pesquisadores analisaram as informações de 2197 mulheres que esperavam um bebê entre os anos de 1959 e 1974. As informações são da Ansa.

Segundo os estudiosos, o consumo de café [nesse período] durante a gravidez era mais difundido do que é hoje, e quase não havia uma preocupação sobre a segurança da cafeína. Por isso, o estudo foi capaz de atingir uma ampla gama de consumidoras de cafeína.

Os pesquisadores se perguntaram sobre a associação com a paraxantina, um composto químico derivado da cafeína, e analisaram os níveis relevantes com o quociente de inteligência das crianças entre quatro e sete anos de idade, chegando a conclusão que não havia ligações consistentes entre a ingestão de cafeína ainda na barriga da mãe com o desenvolvimento comportamental das crianças naquele ponto da vida.

O estudo foi feito em seguida de outro que pesquisou a relação entre o consumo de cafeína na gravidez e a obesidade das crianças.

“Consideramos que os nossos resultados são seguros para as mulheres grávidas que consomem cafeína em quantidade moderada, o que equivale a uma ou duas xícaras de café por dia”, explica Sarah Keim, coautora do estudo, à Ansa.

Notícias Relacionadas