NOTÍCIAS

Bloqueio atmosférico deve impedir avanço de frente fria para regiões do Centro-Sul do país e acentuar veranico em alguns estados

por Notícias Agrícolas:

Enfraquecimento do bloqueio atmosférico deve se dar neste próximo final de semana, mas atuação de um vórtice ciclônico mantém condição mais seca

Podcast – Ouça

Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, destacou nesta segunda-feira (28) ao Notícias Agrícolas que um bloqueio atmosférico deve impedir o avanço das frentes frias para o Centro-Sul do Brasil, bem como acentuar o veranico em alguns estados.

Nos últimos dias, as chuvas trouxeram algum alívio para o sudoeste da Bahia, noroeste de Minas Gerais e na região Central. Entretanto, a interrupção deve ocorrer e a situação só deve melhorar depois do dia 6 de fevereiro.

Entretanto, algumas áreas que estavam com déficit hídrico receberam novos volumes. Houve uma concentração sobre parte de Goiás, parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Agora, as chuvas que devem ocorrer na região Central devem ser apenas pontuais. Posteriormente, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, vindo da Bahia, deve influenciar novamente a região Central. O “miolo” desse Vórtice é, normalmente, sem chuvas.

Estas são previsões sujeitas à alteração, de forma que é importante que cada produtor fique atento às condições particulares de sua região.

Notícias Relacionadas