NOTÍCIAS

Brasil e Colômbia se unem em busca de soluções para os baixos preços do café

por CNC:

Na sexta-feira (14), os representantes da produção cafeeira do Brasil e da Colômbia fecharam uma aliança em busca de soluções para os baixos preços do café. O último encontro entre as lideranças ocorreu em agosto de 2018 e desde então os preços seguiram abaixo dos custos de produção, agravando o empobrecimento das regiões cafeeiras ao redor do mundo e tornando incerta a oferta futura de café aos consumidores.

Na reunião desta sexta-feira, as lideranças dos dois países decidiram desenvolver ações em diversas frentes, tais como a aproximação dos produtores com os consumidores finais e a agregação de valor na origem, de maneira que a riqueza gerada ao longo de toda a cadeia seja melhor distribuída, garantindo a sustentabilidade econômica dos produtores e a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo também é manter a transparência do mercado e que os contratos futuros do café reflitam as realidades, sem a interferência de fatores externos que afetam os preços e aumentam a insegurança.

Brasil e Colômbia consideram fundamental que a Intercontinental Exchange – ICE e o Governo dos Estados Unidos regulem a participação dos atores “não comerciais” nos contratos futuros do café, além de adotarem outras medidas para aumentar a transparência na formação dos preços e ferramentas funcionais de cobertura de riscos. Da mesma forma, analisa-se a viabilidade e o impacto da gestão dos estoques de café nas origens produtoras.

Os países promoverão a implementação de um projeto global de aumento do consumo nos países produtores, assim como o trabalho científico com o desenvolvimento de pesquisas para encontrar usos alternativos para o café.

Os detalhes das ações discutidas serão apresentados no II Fórum Mundial de Produtores de Café, nos dias 10 e 11 de julho, em Campinas (SP).

Confira as entidades do setor privado que estavam presentes e assinaram este documento:

Conselho Nacional do Café – CNC

Federación Nacional de Cafeteros – FNC

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha – Minasul

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA

Sistema OCB-ES

Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Sul de Minas – ASSUL

Sociedade Rural Brasileira – SRB

Frente Parlamentar do Café

As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC).

Notícias Relacionadas