NOTÍCIAS

Brasil exporta 17,7 milhões de sacas de café no 1º semestre, diz Mapa

por CaféPoint:

No período de janeiro a junho de 2015, o Brasil exportou 17,7 milhões de sacas de 60 kg de café, que geraram 3,2 bilhões de dólares de receita na balança comercial, segundo o Informe Estatístico do Café, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo ainda com o Ministério, o Valor Bruto da Produção (VBP) do café estimado para 2015, com base nos dados e informações de junho, corresponderá a R$ 17,97 bilhões.

O Informe Estatístico do Café e o VBP são divulgados mensalmente pelo Mapa. O Informe Estatístico mostra a evolução da cafeicultura brasileira no período de 2004 a 2015 com base em dados da produção, produtividade, consumo, estoques, cotação mensal dos preços de cafés recebidos pelos produtores, principais países importadores, importações brasileiras de cafés, previsão de safra, recursos disponibilizados do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) aos agentes financeiros, entre outras informações relevantes.

E o VBP demonstra a evolução do desempenho apurado do faturamento bruto do café no período de 2005 a 2014, com base nos dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para 2015, com base nos preços médios de janeiro a junho, dessas mesmas fontes, o VBP estimado será de R$ 17,97 bilhões.

Conab

O Informe também apresenta a estimativa de safra de café da Conab para 2015, que é de 44,3 milhões de sacas de 60 kg, com produtividade média de 22,8 sacas por hectare em uma área de produção no País de 1,9 milhão de hectares (Conab/junho/2015). Em relação ao consumo anual, com base nos dados da pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café – Abic, o Informe Estatístico destaca que o consumo interno de café no País deverá ser de 21 milhões de sacas em 2015.

Notícias Relacionadas