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Brasil lança oficialmente novo conceito para cafés especiais nacionais
por CaféPoint:
O Brasil apresentou Durante a principal feira mundial do setor de café, a 27ª Exposição Anual da Associação Americana de Cafés Especiais – 27th Annual SCAA Exposition, seu novo conceito ligado a cafés especiais nacionais. Com o título “Brazil. The Coffee Nation”, o objetivo do projeto é mostrar para o mundo que o Brasil tem uma história de sucesso no mundo do café, um setor que gera riqueza para as famílias produtoras, desde as pequenas e médias propriedades até as grandes fazendas. É o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor.
O novo posicionamento foi elaborado, com apoio da P&A Marketing e da BSCA, pelo projeto setorial Brazilian Specialty and Sustainable Coffees, que é desenvolvido em parceira pela Associação e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O lançamento foi oficializado pela BSCA em Seattle, nos Estados Unidos, durante almoço organizado pelo Coffee Quality Institute (CQI) para um grupo de 500 profissionais de todo o mundo.
Para entender melhor as características que o conceito pretende reforçar sobre o café especial do Brasil, assista ao vídeo disponibilizado pela BSCA:
De acordo com o presidente da BSCA, Silvio Leite, o trabalho também tem o objetivo de mostrar o desempenho sustentável da cafeicultura nacional, em seu tripé social, econômico e ambiental, e expor a importante legislação que o sistema produtivo obedece, praticamente desconhecido pelos compradores internacionais.
“No Brasil, a aplicação da Lei Trabalhista abrange todos os direitos, com o trabalhador, em qualquer canto do País, amparado por uma legislação rígida ao produtor, porém justa para ambos. Além disso, nossos produtores respeitam e se preocupam sobremaneira com o meio ambiente em suas propriedades, de forma que, com base em nossa legislação, obrigatoriamente obedecem a Reserva Legal em 20% de suas fazendas para a proteção da biodiversidade”, salienta Leite.
O gestor do Brazilian Specialty and Sustainable Coffees na Apex-Brasil, Cláudio Borges, explica a importância desse conceito, perante o restante do mundo. “Essa marca, no contexto da estratégia de branding, resume os atributos positivos dos nossos cafés especiais e vai posicionar o País muito além do posto que já ocupa de maior produtor e exportador mundial, para ser reconhecido também como origem de produtos high end, que já estão presentes nos mais sofisticados e exigentes centros de consumo. Neste momento e com esse projeto, o Brasil se posiciona perante o mercado e deixa de ser posicionado por ele e pela concorrência”, reforça Borges.
Marketing brasileiro
Segundo a BSCA, o conceito será apresentado em ações promocionais que apresentarão aos consumidores brasileiros e internacionais a cultura e a história de sucesso do País no café, revelando características como a paixão, a história e a tradição de sustentabilidade.
“Vivemos intensamente uma verdadeira cultura do café e temos grande conhecimento para produzir grãos fantásticos, fruto da parceria com centros acadêmicos de ponta. Há 300 anos o Brasil vem construindo uma identidade forte e diferenciada, com o intuito de agregar ainda mais valor aos nossos produtos, cultivados e elaborados com a excelência que só os brasileiros possuem e vinculados ao glamour da ponta compradora”, destaca a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira.
O presidente da entidade recorda que o trabalho também foca a diversidade das regiões produtoras e os tipos de cafés cultivados no Brasil, detalhando as opções disponíveis para todos os segmentos, o tamanho das propriedades/produtores e os processos de colheita. “O País tem muito a apresentar ao mundo do café e esse novo conceito é uma forma para perdermos essa timidez. Como o povo brasileiro, que tem muitos rostos, os cafés do Brasil também possuem uma diversidade de tipos e sabores, produção de qualidade, cafés comerciais e high comercials, identificados por fazendas, micro e nano lotes, além de cafés padrão Cup of Excellence, um programa que se iniciou no Brasil e tem sido extraordinário para mostrar aos compradores mais exigentes os processos que geram joias raras, que surpreendem o mundo, incluindo, mais recentemente, os grãos naturais especiais, com sabores extraordinários”, sinaliza.
Silvio Leite completa que o programa almeja, ainda, mostrar que há profissionais especializados no Brasil e que o País tem conhecimento, pesquisa, tecnologia e, principalmente, sustentabilidade social. “Somos o paraíso dos Coffee Hunters (caçadores de cafés diferenciados) e temos joias raras para o mundo. Assim, o que faremos é abandonar a ideia de ‘o Brasil tem uma história de sucesso no café, mas parece que tem vergonha de contar’”, conclui.
No Brasil
O lançamento nacional do novo posicionamento “Brazil. The Coffee Nation” será realizado ao longo do 6º Forum & CoffeeDinner, organizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), em 18 de maio, na Sala São Paulo, na capital paulista, durante jantar e programação noturna do evento.
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