NOTÍCIAS

Cafeicultores da Índia seguram grãos de café por causa do preço

por CaféPoint:

Os exportadores de café estão encontrando dificuldades para obter café à medida que produtores da Índia estão segurando os estoques antecipando preços mais altos. Os preços do café vêm aumentando globalmente com relatos de menor produção no Brasil e no Vietnã, principais países produtores de café. A Índia exporta cerca de 70% de sua produção total de café.

“Os exportadores não estão aceitando grandes pedidos, à medida que as chegadas estão 30% a 40% abaixo do ano anterior. Estamos adotando uma política de espera e esperamos que as chegadas aumentem pelo menos até fevereiro”, disse Ramesh Rajah, presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia.

A colheita está em pleno andamento com os grãos arábica perto de conclusão enquanto que a de robusta começou. “Algumas exportações recorrendo aos estoques remanescentes de robusta principalmente”, disse Rajah.

Os produtores sentem que a safra de arábica será menor do que as 96.200 toneladas previstas pelo Coffee Board em sua estimativa de safra pós-monção com um ataque desenfreado da broca branca.

“Nós pensamos que a colheita total poderia estar na escala de 75.000 a 80.000 toneladas. Assim, a liberação gradual do estoque pelos produtores pode ser devido a uma combinação de fatores como o declínio na safra e a expectativa de um preço mais alto nos próximos dias”, disse Marvin Rodrigues, um importante produtor.

A maior parte do café produzido na Índia é robusta, para o qual a previsão do Coffee Board é de 220.500 toneladas. Os produtores sentem que poderiam estar mais ou menos perto dessa estimativa, embora possa haver uma queda na produção de robusta lavado devido à escassez de água após chuvas inadequadas em Karnataka, o centro de produção de café da Índia.

“Você geralmente precisa de muita água para fermentação, especialmente no caso de robusta. Mas a escassez de água pode reduzir sua produção”, disse Rodrigues.

As informações são do The Economic Times / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas