NOTÍCIAS

Cafeína, uma verdadeira aliada quando o assunto é produtividade

por A Tribuna – Santos – Online:

Quem nunca recorreu ao bom e velho cafezinho pela manhã para dar aquele up depois de uma noite de sono mal dormida? Ou para ter disposição depois de um dia cheio que ainda está longe de chegar ao fim?

A cafeína, para muitos, é uma verdadeira alidada quando o assunto é produtividade. E hoje, há no mercado uma série de opções de alimentos que são feitos à base da substância e que podem auxiliar na melhora do rendimento.

O problema, porém, é que mesmo com tantos “benefícios” para o organismo, o consumo da cafeína também deve ser moderado. Isso porque, em curto prazo, deixa de servir apenas como um estimulante cerebral e passa a causar dependência, provocando ainda o aceleramento dos batimentos cardíacos, o aumento do fluxo urinário e a produção de ácidos digestivos.

A nutricionista Karina Abbud faz ainda mais um alerta: “quando a cafeína é consumida regularmente, o organismo passa a desenvolver certa tolerância aos seus efeitos. “ Logo, você não notará mais esses benefícios e quando estiver em abstinência dessa substância, por um período razoável, poderá ter como efeitos dores de cabeça, irritação, entre outros sintomas”, explica.

Em geral, segundo a especialista, um copo de café possui, em média, entre 95 e 200 miligramas de cafeína. Por isso, para os adeptos da bebida, o ideal é que se consumo não ultrapasse dois copos por dia, já que o consumo diário de cafeína não deve ultrapassar 400 mg, segundo a Organização Mundial de Saúde. “Portadores de arritmia cardíaca também deve evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, dessas substâncias”.

Além do próprio café, a cafeína também está presentes em bebidas energéticas, em chás e até mesmo no chocolate meio amargo. Ela também é encontrada em bebidas industrializadas, como refrigerantes a base de cola e guaraná.

Confira abaixo a quantidade de cafeína encontrada em cada alimento:

Café coado tem entre 95 a 200 miligramas de cafeína;

Café instantâneo tem 60 a 120 miligrama;

Café expresso tem de 40 a 75 miligramas;

Chá Mate: uma xícara contém em média 20 a 30 miligramas;

Chá verde: uma xícara contém de 25 a 40 miligramas;

Chá preto: uma xícara contém de 15 a 60 miligramas;

Uma xícara de cacau pode ter 3-50 miligramas de cafeína;

100g de chocolate ao leite podem conter de 3 a 30 miligramas;

100g de chocolate amargo pode ter 15-70 miligramas de cafeína;

Coca-Cola: um copo de 350ml contém cerca de 30 a 35 mg de cafeína;

Coca-Cola zero: um copo de 350ml contém 35 miligramas de cafeína;

Guaraná: um copo de 350 mililitros contém 2 miligramas de cafeína;

Achocolatados em geral: a medida de 250ml possui cerca de 4 a 5 miligramas de cafeína.

Notícias Relacionadas