NOTÍCIAS

Câmara Setorial de Café escolhe novo presidente e anuncia o 14º Concurso Estadual de Qualidade

por ABIC:

A Câmara Setorial de Café da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo definiu em reunião na segunda-feira, 10, as datas das etapas do 14º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio “Aldir Alves Teixeira”. Ainda no encontro na sede da Secretaria, os componentes do grupo escolheram o empresário Eduardo Carvalhaes Junior como seu novo presidente, substituindo Nathan Herszkowicz.

“O Concurso contamina de forma positiva os produtores, que passam a produzir seu café prestando ainda mais atenção na qualidade. O governador Geraldo Alckmin sempre nos lembra da importância da cafeicultura para o Estado, por isso vamos incentivar cada vez mais a busca de qualidade no café paulista”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Na disputa pelo melhor café do território paulista, os cafeicultores têm sua produção primeiro avaliada em uma das 14 fases regionais em todo o Estado. O vencedor de cada uma se inscreve no Concurso Estadual, que escolhe o representante da fase nacional (em 25 anos, o Estado de São Paulo venceu três vezes). Neste ano, o prazo para as inscrições dos Concursos Regionais vai até o dia 5 de outubro.

“O Concurso de São Paulo é o que tem mais concursos regionais no Brasil. Há uma participação intensa de cada região dessas”, comemora Eduardo, o novo presidente da Câmara Setorial de Café. Para inscrições dos lotes e das amostras que concorrerão a data final é 22 de outubro. Nos dias 27 e 28 de outubro, na Associação Comercial de Santos, os jurados provam os lotes inscritos, com divulgação dos finalistas no dia 29 de outubro.

O leilão dos grãos vencedores será feito entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, já a premiação dos melhores cafés do Estado de São Paulo será realizada no dia 20 de novembro, no Museu do Café em Santos. A cerimônia de lançamento da reunião dos vitoriosos, a 13ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, está marcada para 17 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes.

A Câmara quer ainda intensificar a divulgação dos cafés de maior qualidade para o consumidor final acostumado apenas ao café tradicional – e que, por isso, muitas vezes estranha o sabor diferente de um para outro. “A população paulista precisa saber que este café existe em São Paulo e que ela pode consumir esse produto”, pediu Eduardo.

Além de educar o paladar paulista para apreciar um grão melhor, a Câmara quer apostar em iniciativas como uma maior penetração nas tradicionais padarias paulistas – indo além das cafeterias gourmet – e em hotéis, grandes espaços de circulação de turistas.

Mudança

Por unanimidade, os integrantes da Câmara escolheram Eduardo Carvalhaes Junior como seu novo presidente no lugar de e indicado por Nathan Herszkowicz, que sai da presidência em cumprimento à proibição de mandato por mais de dois anos (uma eleição e uma recondução). “Mas tenho certeza de que jamais vamos prescindir da presença e da colaboração do Nathan aqui na Câmara”, apontou Alberto Amorim, coordenador das Câmaras Setoriais.

Participando da Câmara desde sua criação, Eduardo quer dar continuidade ao trabalho do antigo presidente e aumentar a participação nas reuniões das entidades ligadas ao café, dos mais diferentes elos da cadeia produtiva do café. “Quanto maior for a participação, melhor, mais novas ideias vão aparecer”, pontuou.

Ele convocou ainda para intensificar os trabalhos os participantes do encontro, representantes de associações de produtores e sindicatos rurais de cidades como São Sebastião da Grama, Santos, Franca e Espírito Santo do Pinhal, além de colaboradores do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

Notícias Relacionadas