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Carta COCAPEC Safra 2019

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Franca, 18 de junho de 2019

 

Prezado Cooperado,

Estamos concluindo mais uma safra e chegou o momento de colhermos os bons frutos do nosso trabalho. A Cocapec reconhecendo a importância deste momento planejou e organizou as suas estruturas para que seja possível receber sua produção com eficiência e segurança, e assim, encerrarmos com êxito mais uma safra. Por isso, gostaríamos de resgatar e informar alguns pontos importantes que o auxiliarão na entrega do seu café:

 

  • O teor de umidade do café beneficiado ideal é de 11 a 11,5%;

 

  • Quando utilizar sacas de juta, elas devem estar em boas condições de uso, respeitando-se o peso máximo de 59 kg/Saca, e costurada no local correto. Caso não estejam de acordo com o solicitado, poderá haver custo com o reensaque;

 

  • Para os cafés tipo “escolha”, receberemos apenas em sacaria de juta evitando a contaminação do equipamento que recebe o café a granel, não serão aceitas sacarias plásticas e/ou em big bags, dada a dificuldade de empilhamento;

 

  • Nesta safra cada unidade da Cocapec receberá o café em modalidades específicas.

 

Veja abaixo como fica a entrega e o horário de recebimento em cada local:

Unidade Tipo de Recebimento Horário de Recebimento
Franca – Matriz Big Bag / Granel / Sacaria 2ª a 6ª feira das 7h30 às 16h30

Aos sábados das 7h30 às 10h30

Sacaria apenas de Segunda à Sexta das 7:30 às 16:30

 

Pedregulho – Núcleo Big Bag / Granel / Sacaria
Claraval – Núcleo Big Bag / Granel / Sacaria
Capetinga – Núcleo Big Bag / Granel / Sacaria
Ibiraci – Núcleo Big Bag / Granel / Sacaria
Cristais – Núcleo Big Bag/ Granel

 

Observação: Os cafés entregues em big bag/granel, que chegarem no horário limite (16h30) serão descarregados no mesmo dia. Já os que vierem em sacaria e der entrada até às 16h30, o desembarque será realizado até às 17h30, após este horário o trabalho será realizado no próximo dia útil. Os veículos que pernoitarem nas dependências da cooperativa, deverão apresentar a nota fiscal devidamente preenchida e com a carga adequadamente coberta para proteção do café.

  • Não transportar cafés sem a nota fiscal, evitando riscos com o fisco e com a seguradora, caso tenha contratado. Para os depósitos realizados em núcleos paulistas, certifique-se que o talão de notas para depósito do café esteja dentro do prazo de validade e que o mesmo seja referente à propriedade rural cadastrada junto à cooperativa. Havendo necessidade de regularização, procure o Setor de Cadastro. No caso de nota fiscal eletrônica, providenciar a mesma com antecedência, principalmente nos finais de semana. Em qualquer dos casos, o veículo carregado só poderá entrar na cooperativa com a nota fiscal devidamente preenchida e válida;

 

  • A cooperativa disponibiliza o seguro do transporte de café da propriedade até o armazém, a um custo bem acessível, para isto o cooperado deverá manifestar seu interesse, assinando o termo de adesão na matriz ou junto ao seu núcleo.

 

  • Nos núcleos mineiros, a emissão da nota fiscal para transporte do café da propriedade rural até a Cocapec (natureza da operação: entrada para depósito) deve respeitar a quantidade solicitada. Nos casos de cafés a granel, sugerimos que a nota fiscal emitida contemple uma quantidade aproximada e após a confirmação da quantidade seja feita uma nota corretiva. Vale lembrar que esta nota fiscal é válida apenas por 24 horas;

 

  • Solicitamos que, para os cafés transportados a granel, verifiquem as tampas dos tanques de combustíveis e vazamentos para não comprometer a qualidade do produto e que para evitar perdas com vazamento de café, os forros dos assoalhos dos caminhões sejam revisados. Pedimos ainda que oriente o motorista quando houver mais de um lote na carga, que o mesmo comunique a cooperativa, e ainda se possível identifique os mesmos, a fim de evitar misturas de lotes no ato do recebimento;

 

  • Quando enviar cafés certificados (UTZ Certified/Rainforest), preencher o número do certificado na nota fiscal da propriedade e o devido lançamento no site conforme determina a empresa certificadora;

 

  • Os lotes de cafés considerados pelo cooperado como “especiais”, deverão ser informados no ato da entrega ao departamento de café.

 

  • Os cooperados que realizaram operações de TROCA DE CAFÉ X INSUMOS, CPR e VENDA FUTURApoderão antecipar a entrega e a liquidação destas, tendo os seguintes benefícios:

– Transferência dos lotes de café das propriedades para os armazéns da cooperativa, evitando riscos de roubo na zona rural;

– Isenção das taxas de seguro do café armazenado a partir da baixa do contrato;

– Para os títulos financiados e/ou vencidos, esta antecipação da entrega e consequente quitação dos títulos, suspende a cobrança de juros e, em particular, para os títulos financiados, garante o desconto de 3% sobre a pontualidade, quando houver;

– As prioridades das baixas serão:

– Cafés de Troca (insumos/máquinas-implementos),

– CPR e,

– Venda Futura (fixação de preço).

 

12) A partir do dia 06 de julho a cooperativa estará recebendo café aos sábados.

 

IMPORTANTE:

OBRIGATORIAMENTE, o cooperado deverá manifestar este interesse junto ao Departamento de Café de Franca e/ou nos núcleos. A autorização para quitação antecipada será concedida somente se as amostras prévias dos lotes estiverem devidamente aprovadas, livres e desvinculadas de qualquer garantia do produto. Procurar ajustar a qualidade da máquina de benefício ao padrão dos cafés dessas operações. Para mais esclarecimentos, entrar em contato com as Gerências, Departamento de Café ou Coordenadores dos Núcleos.

 

Desejamos um bom trabalho e uma colheita bastante produtiva.

 

Saudações Cooperativistas,

 

Diretoria Executiva

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