NOTÍCIAS

Catálogo reúne informações sobre cultivares de café arábica registradas no RNC

por Embrapa:

Postado em 30/08/22
Existem hoje no Brasil cerca de 140 cultivares de café Arábica registradas ou em processo de inscrição no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Segundo o pesquisador da Embrapa Café Carlos Henrique Carvalho, apesar desse grande número, atualmente são plantadas em grande escala cerca de 40 cultivares dessa espécie no país. Para apoiar o produtor na escolha de cultivares que atendam às suas necessidades de produção, está sendo lançado o Catálogo de Cultivares de Café Arábica (acesse aqui).

O produtor, ao buscar uma nova cultivar, deve levar em conta fatores como porte, diâmetro da copa, vigor vegetativo, época de maturação, tamanho da semente, resistência a doenças e a nematoides, tolerância a déficit hídrico, além da produtividade. “Essas características agronômicas foram apresentadas no Catálogo de modo comparativo, tomando-se como referência a cultivar Catuaí, por ser mais conhecida pelos cafeicultores”, explica o pesquisador.

O trabalho, coordenado por Carvalho e com participação de pesquisadores da Fundação Procafé, do IDR-Paraná e da Santinato&Santinato Cafés, apresenta cada uma das cultivares de forma didática, com uso de infográficos, numa linguagem simples e objetiva. A publicação traz ainda um histórico sobre o desenvolvimento de cultivares de café arábica no Brasil e a descrição das principais características agronômicas e tecnológicas das cultivares de café.

“Nossa ideia é levar ao conhecimento do produtor que existem outras 100 cultivares de arábica que foram desenvolvidas com diferentes características como tolerância à doenças e à seca, por exemplo. E temos o propósito de fazer uma atualização constante dessas informações”. Acrescenta o pesquisador. Segundo dados de maio da Conab, a safra 2022 conta 1,81 milhões de hectares de área plantada com essa espécie, o que representa 76,56%, de todo o café plantado no país, num total estimado de 6,2 bilhões de covas de cafeeiros.

Acesse aqui o Catálogo de Cultivares de Café Arábica gratuitamente. Além do site da Embrapa Café, a publicação está disponível no portal do Consórcio Pesquisa Café.

Notícias Relacionadas