O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, ontem, 14 de junho, em Campinas (SP), da “4C Regional Stakeholder Conference”, promovido pela certificadora 4C Services.

A entidade foi representada pelo presidente de Conselho, Márcio Ferreira, pelo diretor-geral, Marcos Matos, pela secretária de Conselho Deliberativo, Flavia Barbosa Paulino da Costa, e pela gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Silvia Pizzol, no painel “Esforços empreendidos pelo Cecafé para apoiar as exportações de café” e na rodada de debates subsequente.

Com participação significativa do fluxo do mercado global e de organizações de representação do setor, o evento teve como foco o debate das novas regulações e regras de importação, com ênfase na nova Lei da União Europeia, mirando o futuro do mercado internacional.

O Brasil é referência em sustentabilidade e boas práticas, com preservação ambiental, inclusão social e inovação com produtividade e qualidade. “Mas ainda buscamos reconhecimento por todo esse primoroso trabalho, em especial aos agentes reguladores do mundo. Busca-se um trabalho de comunicação e monitoramento, tendo-se como maior exemplo a plataforma de rastreabilidade dos cafés do Brasil em tempos de ESG”, comenta Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

Segundo ele, o Brasil possui inúmeros exemplos sustentáveis comprovados pelo método científico. “Balanço de CO2 em ambiente tropical, para acesso ao mercado de crédito de carbono; capacitações em boas práticas, monitoramento de resíduos e tendências de mudanças de Limite Máximo de Resíduos (LMRs) nos mercados; inclusão digital no campo; código de ética de conduta e selo de sustentabilidade; gestão de riscos; e plataforma de rastreabilidade foram os principais temas apresentados pelo Cecafé no evento”, revela.

Matos finaliza que foi uma oportunidade para fortalecer a união dos segmentos do café brasileiro, estruturar novas estratégias diante das tendências, atualizar as informações e trazer novas perspectivas. “O Cecafé é parceiro do produtor e da indústria na busca pela promoção da imagem do Brasil e pelo reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelo país, em especial no café”, conclui.