NOTÍCIAS

Cecafé homenageia Ernesto Illy no Coffee Dinner 2019

por illy caffè:

Reconhecimento foi recebido por Anna Illy, durante jantar em São Paulo

Coube a Anna Illy, filha do homenageado, receber a distinção pessoalmente no Coffee Dinner, realizado na Sala São Paulo, no centro da capital paulista. A diretora da illycaffè esteve acompanhada pelo Dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental Agrícola, sócia e parceira da empresa italiana no Brasil.

O Coffee Dinner é um prestigiado jantar de gala, no qual o Cecafé homenageia as entidades e lideranças que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento do café brasileiro. A iniciativa de reconhecer a figura de Ernesto Illy considerou a missão da illycaffè de estimular, orientar e satisfazer as demandas dos consumidores por cafés espresso de alta qualidade, através do desenvolvimento de ações coordenadas junto à cadeia cafeeira no Brasil.

Sobre Ernesto Illy    
Filho do fundador da illycaffè, Ernesto Illy deu sequência ao trabalho do pai Francesco nas primeiras décadas de vida da companhia de Trieste, onde nasceu. Após a Segunda Guerra Mundial, o jovem e talentoso cientista, formado em química, abraçou o comando da empresa e a lançou em uma nova era, impulsionada pela pesquisa e o desenvolvimento. Assim se desenvolveu o conceito de café de qualidade pelo mundo, que aprendeu a valorizar o espresso para fora das fronteiras da Itália. O Brasil foi o exemplo, onde Dr. Ernesto garimpou grãos de excelência ensinando nossos produtores a incorporar qualidade e sustentabilidade.

Nascia, desse incentivo, o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso, que por justiça foi rebatizado com o nome do seu maior incentivador. Hoje, caminhando para a 29ª edição, se chama Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Desde o primeiro concurso, em 1991, a cafeicultura brasileira tomou um novo rumo e o prêmio se internacionalizou, reconhecendo 27 produtores em 9 países produtores. O legado de Dr. Illy foi institucionalizado também na Fundação Ernesto Illy, que a empresa criou para aplicar seus valores absolutos por meio de projetos culturais e científicos.

Conhecido mundialmente como o Embaixador do Café, Ernesto Illy recebeu diversas condecorações no Brasil e deixou sua marca. Era um incansável pesquisador, um homem de vanguarda, sempre em busca da excelência e do espresso perfeito. Uma personalidade que mesmo após seu falecimento, em 3 de fevereiro de 2008, continua a inspirar seus descendentes, como os filhos que assumiram o comando da illycaffè, e todos aqueles que também amam trabalhar com o café. Afinal, conforme ele mesmo disse, “o amor é o fator que permite produzir cafés extraordinários”.

Notícias Relacionadas