NOTÍCIAS

Cecafé lança material informativo para cafeicultor fazer produção sustentável

por Ascom/SSA:

O Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) preparou um material informativo para auxiliar os cafeicultores a fazer uma produção sustentável, gerando mais valor agregado e renda. O conjunto de informações foi apresentado ao secretário Arnaldo Jardim na terça feira, 21 de fevereiro, em audiência na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista.

A iniciativa inclui Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), Guia de Implementação do Currículo de Sustentabilidade do Café e Guia Prático de Acesso a Linhas de Crédito para Promoção da Sustentabilidade dos Cafeicultores – destacando as oferecidas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), do Governo do Estado (saiba mais aqui).

O programa do Cecafé tem como objetivo levar sustentabilidade aos cafeicultores aumentando o volume de café sustentável produzido. De acordo com o diretor da P&A Marketing e coordenador do Programa Café Sustentável, Carlos Brando, o cafeicultor e sua propriedade devem ser os grandes beneficiários com as diretrizes para a produção sustentável.

“Se não der renda ao produtor é um sonho achar que existirá uma produção sustentável. Houve uma mudança de paradigma, a parte econômica da sustentabilidade era esquecida e levada em conta apenas a ambiental e a social”, explicou Brando.

No Currículo estão presentes os 18 itens para a produção sustentável do café – essenciais para um manejo produtivo adequado às normas e exigências do mercado – de forma rentável, principalmente aos pequenos e médios cafeicultores.

Foram formados mais de 1.300 treinadores para capacitação dos cafeicultores incluindo técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria. Além do Brasil, a Plataforma Global do Café (GCP) já está presente em cinco países: Colômbia, Vietnã, Indonésia, Tanzânia e Uganda.

O programa mostra uma tendência mundial em prol da sustentabilidade em todos os níveis. O mercado atual exige produtos desenvolvidos com consciência ambiental e social.

Notícias Relacionadas