NOTÍCIAS

Cepea: após chuvas, setor aguarda novas floradas nas lavouras de café arábica

por Agência Estado:

Chuvas ocorridas no final de setembro em boa parte das regiões de café arábica aliviaram produtores, visto que devem favorecer a abertura de novas floradas e também o pegamento das flores que já se abriram. As precipitações foram volumosas especialmente na Mogiana (SP) e no Sul e Cerrado Mineiros.

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre 23 e 30 de setembro, houve acumulado de 85,7 mm em Franca (Mogiana – SP), de 64,4 mm em Varginha (Sul de Minas) e de 47 mm em Patrocínio (Cerrado Mineiro).

Já na Zona da Mata (MG), Garça (SP) e Noroeste do Paraná, as chuvas foram menos significativas. Em Manhuaçu (Zona da Mata), o acumulado entre 23 e 30 de setembro foi de 20,4 mm, de acordo com o Inmet. Em Bauru (Garça) e em Londrina (PR), as precipitações somaram 10,2 mm e 8,8 mm. Apesar disso, produtores acreditam que as chuvas nestas praças foram suficientes para a indução de uma boa florada nos próximos dias. Agentes consultados pelo Cepea indicam que as floradas já abriram em cerca de 60 a 70% dos cafezais do Noroeste do Paraná e em mais de 80% das lavouras em Garça.

Com a expectativa da abertura de novas floradas nos cafezais de arábica, o setor deve seguir acompanhando o clima no País, uma vez que a continuidade das chuvas será essencial para o pegamento das flores e para o desenvolvimento dos chumbinhos da safra 2020/21. Para os próximos 15 dias são previstas chuvas para todas as regiões cafeeiras de arábica.

ROBUSTA
O clima também favoreceu as lavouras de robusta do Espírito Santo. As estações de São Mateus e de Linhares registraram chuvas de, respectivamente, 23,4 mm e 15,8 mm entre 23 e 30 de setembro, segundo o Inmet. As precipitações, apesar de não tão volumosas, aliviaram produtores.

As chuvas em outras regiões do estado capixaba também auxiliaram em certa recuperação das reservas hídricas, o que deve permitir a manutenção das irrigações nos cafezais. Até o momento, as flores têm tido um pegamento adequado.

Já em Rondônia, as precipitações têm sido mais escassas, preocupando agentes quanto ao pegamento da florada aberta no estado em agosto. Dados do Inmet indicam que foram registrados apenas 3,6 mm em Cacoal entre 23 e 30 de setembro. Para os próximos 15 dias, no entanto, são previstas chuvas, tanto para Rondônia quanto para o Espírito Santo, de acordo com a Climatempo.

Análise do mercado cafeeiro elaborada pela Equipe Café CEPEA/ESALQ.
Equipe: Dra. Margarete Boteon, Laleska Moda, Fernanda Geraldini e Renato Garcia Ribeiro.

Notícias Relacionadas