NOTÍCIAS

Cepea: floradas da safra 2020/21 do café são registradas nas lavouras de arábica

por Agência Estado:

Assim como aguardado pelo setor, novas floradas da safra 2020/21 de café arábica se abriram no início de outubro, estimuladas pelas chuvas ocorridas no encerramento de setembro.

As primeiras flores foram verificadas entre a sexta-feira, 4, e o domingo, 6, nas regiões de Mogiana (SP), Zona da Mata (MG), Cerrado e Sul Mineiro. Até o momento, agentes consultados não têm estimativas da real dimensão dessas flores, mas acredita-se que estas sejam as principais floradas da temporada.

Já nas regiões de Garça (SP) e Noroeste do Paraná, ainda é necessário um maior volume de chuvas para a abertura da última floração. Vale lembrar, no entanto, que flores foram abertas em 80% dos cafezais destas duas praças em setembro, e o pegamento, até o momento, ocorre sem grandes problemas.

Assim, com floradas significativas já abertas em todas as regiões produtoras de café arábica, o setor deve seguir atento ao clima. Caso o regime de chuvas siga favorável para o pegamento das flores, as cotações externas e internas podem seguir em patamares mais baixos nos próximos meses, visto que a safra 2020/21 será de bienalidade positiva para o arábica. Segundo a Climatempo, chuvas são previstas para todas as regiões cafeeiras nos próximos dias.

ROBUSTA

Na última semana, boas chuvas foram registradas nas regiões de robusta do Espírito Santo e Rondônia, auxiliando na condição dos cafezais e no pegamento das flores. No entanto, no Espírito Santo, agentes apontam que algumas flores foram perdidas nas últimas semanas, devido aos ventos fortes.

Nas estações de Linhares (ES) e Cacoal (RO), foram registradas chuvas de 28,2 mm e 30,6 mm, respectivamente, entre 30 de setembro e 6 de outubro, de acordo com o Inmet. Em algumas regiões do Espírito Santo, as precipitações foram ainda mais significativas – em São Mateus, somaram 102,4 mm no período.

Análise do mercado cafeeiro elaborada pela Equipe Café CEPEA/ESALQ.

Equipe: Dra. Margarete Boteon, Laleska Moda, Fernanda Geraldini e Renato Garcia Ribeiro.

Notícias Relacionadas