NOTÍCIAS

Chuvas de granizo causam prejuízos em parte das lavouras do Sul de Minas Gerais

por Notícias Agrícolas:

As chuvas previstas pelos institutos meteorológicos para esta semana chegaram ontem a principal região produtora de café, o Sul de Minas Gerais. No entanto, as precipitações foram irregulares com apenas 5 milímetros em algumas localidades e em outras trouxe prejuízos com granizo.

As precipitações poderiam induzir a florada antecipada, fundamental para a formação da safra a ser colhida no próximo ano. Entretanto, segundo o pesquisador da Procafé, Alysson Fagundes, houve mais prejuízo do que solução. “Em algumas lavouras houve 100% de perdas”, explica.

As principais cidades mineiras afetadas pela forte chuva de granizo ontem foram Elói Mendes, Três Pontas, Lavras, Santo Antônio do Amparo e Perdões. Varginha e Boa Esperança, municípios tradicionalmente produtores, não houve registro de precipitações significativas. (Veja as imagens abaixo)

Fagundes lembra que em 2008 uma forte chuva de granizo arrasou a maior parte cafezais de Minas Gerais. No entanto, desta vez, as perdas foram mais localizadas.

De acordo com o informativo agrometorológico da Somar Meteorologia divulgado hoje, nesta quinta-feira uma nova frente fria deve alcançar os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e grande parte do sul, sudeste e sudoeste de Minas Gerais.

“Essas chuvas irão atrapalhar mais uma vez a colheita do milho, café, cana de açúcar e também das hortaliças. Contudo, já na sexta-feira o tempo abre em todo o Brasil e permanecerá assim ao longo de todo o final de semana e na próxima segunda-feira”, diz o informativo.

granizo 7 granizo 6 granizo 5 granizo 4 granizo 3 granizo 2 Ganizo 1

Fotos: Alysson Faleiros

Notícias Relacionadas