NOTÍCIAS

Chuvas em MG e SP favorecem safra 2016/2017, diz Cepea

por CaféPoint:

O clima em regiões produtoras de Minas Gerais, maior produtor de arábica do País, e de São Paulo, vem favorecendo a produção cafeeira, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea/Esalq/USP. Em Alerta de Mercado divulgado nesta quinta-feira (14/1), o Cepea enfatiza que as chuvas nestes últimos dias animaram os produtores. Estes, agora, podem realizar os tratos culturais, especialmente a adubação – que tinha sido reduzida em anos anteriores devido ao clima seco e à falta de caixa dos produtores.

Já no Sul do País a situação não tem favorecido os produtores do Paraná. “As precipitações mais fortes e incidentes há mais tempo dificultam os cuidados com as lavouras, até mesmo a adubação”, indica o Cepea.

Para o Espírito Santo, estado que mais produz conilon, os cafezais não se recuperaram da forte seca vivida ao longo de 2015. “Os cafezais de robusta no Espírito Santo sentem a falta de chuva. As precipitações pontuais desde a floração continuam insuficientes para garantir uma boa granação e dificultam as adubações recomendadas”, avalia o informativo.

Notícias Relacionadas