NOTÍCIAS

Cocapec 35 Anos – A Melhor História Está Aqui!

Demos início as comemorações dos nossos 35 anos. Para isso, preparamos uma série de 35 posts, sendo um por dia, até 11 de julho, data do nosso aniversário. Será uma jornada incrível para reviver ou conhecer momentos importantes da nossa trajetória.

Acompanhe, se emocione, curta e compartilhe, pois afinal, assim como o café, a melhor história está aqui na Cocapec. Vem com a gente! Veja também pelo nosso Instagram @cocapecaltamogiana

 

#Cocapec35Anos #Cafeicultura #AltaMogiana #Somoscoop #AMelhorHistóriaEstáAqui


Vídeo #5 – Sempre Juntos



#35 – Chegamos a última publicação deste especial. Você teve a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa trajetória e entender o porquê somos uma das maiores e melhores cooperativas de café do Brasil. Para fechar com chave de ouro trazemos todas as diretorias da Cocapec. Até o momento foram 10 gestões, todos eleitos de forma democrática através das Assembleias Gerais Ordinárias, e sempre compostas por três membros, Diretor Presidente; Diretor Vice-presidente e Diretor Secretário. Estes homens corajosos tiveram e têm a importante missão de coordenar os rumos da cooperativa e encontrar sempre o melhor caminho. Muito obrigado você que nos acompanhou, curtiu e se emocionou! E parabéns a Cocapec, símbolo da cafeicultura e do cooperativismo na Alta Mogiana!



#34 – O Simcafé – Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana, substituiu o Dia de Campo Café a partir de 2009. Com o objetivo de difusão do conhecimento, o evento foi crescendo e se profissionalizando a cada ano. As aberturas sempre contaram com importantes nomes da cafeicultura, cooperativismo e autoridades políticas, que faziam questão de prestigiar o Simcafé. Além disso, as palestras com temas variados e pertinentes ao momento, sempre foram o ponto alto. A exposição de dezenas de empresas e oportunidades comerciais exclusivas auxiliam o produtor em seu negócio rural. São estes elementos que fazem do Simcafé o maior evento da cafeicultura da Alta Mogiana e, claro, o Encontro da Família Cooperativista.



#33 – Hoje a cidade de São Tomás de Aquino/MG completa 135 anos. E, por isso, a nossa publicação lembra a chegada da Cocapec no município em 2018. A unidade é a mais nova da cooperativa e, mesmo com pouco tempo na região, já contribuiu muito para o desenvolvimento dos cafeicultores da localidade. Além de disponibilizar sua rede de Serviços Integrados, a Cocapec incentiva ações de fomento à cafeicultura como apoio da Festa do Café e o Concurso de Qualidade. A Cocapec iniciou as obras de seu armazém na cidade, em breve os cooperados da localidade contarão com mais este benefício (última foto). Parabéns São Tomás de Aquino/MG, nosso presente é forte e o nosso futuro juntos é promissor.

 



#32 –As Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias são o auge da sociedade cooperativista. São nestas reuniões que as principais decisões são tomadas, sempre de forma democrática e soberana. A publicação de hoje traz registros de vários desses momentos, mostrando que a participação do cooperado é fundamental para longevidade de uma cooperativa.



#31 – Café e esporte é uma combinação perfeita, pois inúmeras pesquisam comprovam os benefícios da bebida relacionada a atividade física. Por isso, em todos esses anos, a Cocapec realiza e apoia diversas inciativas que trazem benefícios para a saúde. As primeiras fotos trazem a nossa participação na 1ª Olicoop (Olimpíada Integrada do Cooperativismo Paulista) em 2003, disputada em Ribeirão Preto/SP. As demais imagens são de ações mais atuais, como jogos de futebol, corridas, caminhadas. Em 2016 aconteceu o Café e Movimento, em parceria com o Sescoop/SP, em que foram disponibilizadas diversas modalidades para toda a comunidade.

 



Vídeo #4 – Lojas Cocapec – Sinônimo de variedade e confiança



#30 – A Cocapec teve o privilégio de celebrar inúmeras datas importantes, principalmente em seus aniversários. Há poucos dias de completar 35 anos, a publicação de hoje relembra várias comemorações, começando com os 15 anos, em seguida dos 20 anos, dos 25 anos – o jubilei de prata – que contou com a confecção de um selo e também um livro, e por último, os dos 30 anos festejado com “cara” da cooperativa no armazém em Cristais Paulista/SP. Estes momentos marcaram as conquistas e desafios de cada ciclo, que contribuíram para que a Cocapec chegasse em 2020 ainda mais fortalecida.



#29 – Neste sábado, é o Dia do Cooperativismo, e para marcar a data também é celebrado o Dia C (Dia de Cooperar), instituído em 2014 pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que incentiva e valoriza ações realizadas por cooperativas do país inteiro prol da comunidade. A Cocapec, com o apoio do Sescoop/SP, participa desde o início e já realizou diversas atividades, entre elas, visitas a lares de idosos, doações de sangue e alimentos, atividades recreativas em comunidades, teatros, e muitas outras, mostrando o diferencial do cooperativismo e como este movimento conecta e faz a diferença. Em 2020, a Cocapec já realizou uma ação, o Drive Thru Solidário + Café, em conjunto com a @credicocapec, em que arrecadou 2 toneladas de alimentos, itens de higiene e limpeza, que foram revertidos a outra cooperativa, a Cooperfram (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais de Franca e Região), que ficou impedida de trabalhar por conta da pandemia, e desta forma colocou em prática o princípio da “Intercooperação”. Afinal @somoscoop , Somos a Cocapec!



#28 – Criado em 1986, o laboratório de análises é um importante suporte para o cooperado acompanhar a sanidade de sua lavoura, e assim fazer as correções. Ao longo dos anos o setor passou por constante atualizações, e hoje modernos equipamentos fazem o diagnóstico das amostras de solo, que tem a certificação do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e de folha, que possui o selo de qualidade concedido pela Esalq/USP. Qualidade, agilidade e eficiência sãos alguns dos atributos deste setor, um dos melhores do Brasil. Atualmente a Cocapec oferece um serviço especializado para coleta de amostras de solo.



#27 – A unidade de Cristais Paulista/SP nasceu da necessidade de ampliação da capacidade de armazenagem da cooperativa. A construção do grande complexo foi entregue oficialmente em 2014 e ampliado em 2018. A unidade é exclusiva para armazenamento e possui uma localização estratégica, próxima de uma importante rodovia da região o que facilita o acesso e toda a logística.



#26 – A Cocapec sempre oferece cursos de qualidade para cooperados e colaboradores pensando no aperfeiçoamento contínuo de todos. São diversas capacitações com foco na formação profissional técnica, promoção social e para o desenvolvimento das atividades de forma segura e eficaz. Além de cursos realizados pela própria cooperativa muitos outros são disponibilizados através dos convênios com o Senar/MG, Sescoop/SP e Sesi/SP. Em 2019, aproximadamente 600 pessoas passaram pela Central de Cursos Cocapec.



#25 – A Bioisca, o formicida natural da Cocapec, nasceu para solucionar o grande problema das formigas cortadeiras, que tanto prejudicam as lavouras cafeeiras. Foram muitos anos de experimentos e processos de aprovação de inúmeros órgãos reguladores até a liberação para o mercado, que aconteceu em 2014. De lá pra cá o trabalho não parou e a metodologia passou por aperfeiçoamento para garantir uma utilização naturalmente eficaz. Hoje, o produto é comercializado em vários Estados além da loja online www.bioisca.com.br. Vale lembrar que a Bioisca possui o certificado do IBD aprovando sua utilização também para agricultura orgânica. Conheça mais esta conquista Cocapec também pelo Instagram @bioisca. 



#24 – O Cooperação foi criado em 2011 com o intuito de capacitar e integrar os colaboradores e aprimorar diversos temas importantes do cotidiano como trabalho em equipe, resolução de problemas, comunicação, cooperativismo e muitos outros, através de desafios e jogos. Em 2018, o formato foi modificado e se transformou no Engaja, evento com características corporativas que, além dos pontos abordados antes, sempre traz o panorama da cooperativa como resultados alcançados e detalhando os objetivos para o próximo ciclo, tudo para preparar a equipe para desenvolver da melhor forma possível suas atividades e entregar bons serviços aos cooperados.

 



Vídeo #3 – Cooperativismo – Participação Democrática



#23 – Estar ao lado do cooperado sempre foi prioridade na Cocapec, e um dos momentos que isso fica mais evidente é na consultoria agronômica, quando o profissional vai a campo monitorar as lavouras. Este trabalho é realizado desde o início da cooperativa, sempre orientando os produtores em vários aspectos, levando em conta seus objetivos e particularidades. O apoio vai além dos diagnósticos de pragas e doenças, pois os técnicos auxiliam o cafeicultor na gestão da propriedade definindo em conjunto o melhor caminho a seguir. Hoje, o departamento conta com 21 profissionais entre equipe de campo e suporte interno.



#22 – O município de Ibiraci/MG é atualmente uma verdadeira potência cafeeira, unindo produtividade e qualidade. A Cocapec chegou na cidade em 2003 e colaborou muito para o seu crescimento. Em 2017, a unidade foi reinaugurada após uma extensa ampliação e modernizando serviços como classificação e comercialização de cafés, assistência técnica, loja e armazéns, proporcionando melhor atendimento aos cooperados da região.



#21 – Valorizar o trabalho dos cooperados sempre foi nosso propósito. Fazemos isso há muitos anos através da Campanha de Qualidade a princípio (de 1998 a 2003) e posteriormente nos Concursos de Qualidade de Café, sendo que o mais recente aconteceu em 2019. Além das premiações durante as cerimônias, que são importantes, nós nos preocupamos em buscar mercados específicos para estes cafés para que o produtor tenha o verdadeiro reconhecimento do mercado por todo o seu esforço em produzir grãos de excelência.



#20 – O Encontro de Mulheres Cooperativistas é uma das ações mais aguardadas da Cocapec. Já aconteceram 13 edições, incluindo a realizada em 2020. O objetivo principal do evento é aproximar ainda mais o público feminino da cooperativa. O dia é carinhosamente preparado para divertir, compartilhar conhecimento e emocionar cooperadas, filhas e netas de cooperados e as nossas colaboradoras.



#19 – Promover acesso à cultura para a comunidade que estamos inseridos sempre fez parte dos nossos princípios. Através da parceria com o Sescoop/SP e outras instituições, já promovemos inúmeros shows, teatros e cinemas para milhares de crianças, jovens e adultos. O lazer e o entretenimento podem ser transformadores, por isso são essenciais na vida de todos. O Interessa pela Comunidade está em nosso DNA, afinal @somoscoop  – Somos a Cocapec!



#18 – A qualidade dos cafés da Alta Mogiana é indiscutível e todo mundo literalmente adora. Os grãos produzidos na região são exportados para diversos países e envolve muito trabalho, desde a busca por mercado até o embarque. Os cafés são transportados de três formas: sacaria, granel e big bag, seguindo todos os protocolos internacionais para que o produto chegue ao destino preservando todas as características. O esforço dos nossos cooperados abastece cafeterias e grandes mercados em todo o planeta, e isso é motivo de orgulho!



#17 – A unidade na cidade de Capetinga/MG foi inaugurada em 1999, devida a importância da cafeicultura local. 15 anos depois, em 2014, o núcleo foi ampliado para proporcionar mais qualidade nos serviços prestados aos cooperados da região. Em toda essa trajetória, a cooperativa teve a honra de homenagear o município no seu centenário em 2010 (4ª foto).



Vídeo #2 – Interesse Pela Comunidade



#16 – Devida a nossa importância na cafeicultura e no cooperativismo sempre recebemos visitantes interessados em conhecer o nosso trabalho. A 1ª foto é de 1985 de uma comitiva japonesa. A 2ª de 1986 foi a vez dos colombianos e em 19999 irlandeses, 3ª foto. As seguintes são de ocasiões mais recentes já recepcionadas através do Programa de Visitas Cocapec, que foi estruturado para proporcionar uma verdade imersão pela cooperativa. Dessa forma, recebemos grupos variados como alunos, professores, jornalistas, profissionais do agro e outros públicos de todas as partes do mundo. A experiencia é incrível e todos saem impressionados e valorizando ainda mais a cafeicultura.



#15 Pedregulho/SP foi o segundo núcleo da Cocapec, inaugurado no dia 4 de julho de 1989 e reinaugurado em 1º de outubro de 2011 em novo, amplo e moderno espaço. Atualmente, compreende os municípios paulistas de Rifaina, Buritizal, Ituverava e Jeriquara. A altitude do planalto, que ultrapassa os mil metros, e o clima agradável e ameno são os fatores que favorecem a produção cafeeira.



#14 – A granelização trouxe muitos benefícios para os cooperados e a cooperativa. Com o sistema, os processos ficaram mais eficiente e seguros, proporcionando agilidade, controle e economia. O investimento foi aprovado em AGE em 2011. Em 2012 a matriz em Franca/SP foi a primeira receber cafés a granel e big bag. O aprimoramento foi constante e aos poucos foi se expandindo. Hoje, todas as unidades contam com a granelização.



#13 – O CNC (Conselho Nacional Do Café) representa o cafeicultor na esfera política, sempre lutando pelos interesses dos produtores. A Cocapec é membro da entidade.  As primeiras fotos mostram o registro de representantes em reuniões na cooperativa em 1992 e 1993. Em um período mais recente, em várias oportunidades membros do CNC vieram novamente a Cocapec. O atual presidente executivo Silas Brasileiro foi um dos palestrantes do Simcafé em 2019!



#12A diversão rolava solta nos Encontros de Crianças Cooperativistas. Os primeiros eventos aconteceram entre 1993 e 1995 (fotos 1, 2 e 3). Após um intervalo o Encontro voltou em 2002 e foi até 2016. Através de jogos, teatros, música e aventuras, a criançada aprendeu muito sobre cooperativismo e a Cocapec.



#11 – As nossas lojas sempre foram sinônimo de variedade e bom atendimento, atendendo o produtor na hora que ele mais precisa. Ao longo dos anos as estruturas foram evoluindo e o portifólio aumentando, tudo para acompanhar as necessidades dos cooperados. Hoje são milhares de itens como peças, insumos agrícolas, medicamentos veterinários, máquinas, implementos e mais uma infinidade de produtos. Atualmente são 6 lojas estrategicamente localizadas em toda a Alta Mogiana.



#10 – O Comitê Cocapec sempre foi um espaço participativo, democrático e transparente, e acontece sempre quando surge alguma demanda que precisa ser discutida diretamente entre a cooperativa e seus cooperados. 
As 3 primeiras fotos trazem a reunião que aconteceu com os produtores em Claraval/MG (1997). Na sequência, estão os encontros em 1997 e 1998 em Franca/SP. Também trazemos registro dos Comitês Femininos realizados em 1994, 1995 e 1997, demonstrando o papel da mulher dentro da cooperativa. As últimas são de momentos mais recentes realizados em várias localidades. Atualmente existem 8 Comitês, todos estruturados com coordenadores e vices que são responsáveis por fazer a intermediação entre os associados e a Cocapec. 



Vídeo #1 – Começando a contar a Melhor História

 



#9 – O nosso primeiro núcleo foi na cidade de Claraval/MG, inaugurado em 1987. Com o desenvolvimento da cafeicultura da região, foi necessário construir uma nova sede no município. Assim, em 2013 foi inaugurada as novas instalações na cidade, em uma área ampla que permitiu ampliações e melhorias como a granelização e um novo armazém.



#8 – Temos muito orgulho da nossa Classificação/Degustação de café. É nela que o resultado de um ano de trabalho aparece. Foram muitas gerações de profissionais que passaram por aqui, e todos contribuíram muito para o desenvolvimento do setor, que continua evoluindo e buscando sempre novos caminhos. Uma das conquistas recentes foi o laboratório de cafés especiais, que com certeza está entre os melhores do país!



#7A nossa torrefação foi criada em 1989, com o objetivo de representar o trabalho de muitas famílias cooperadas, através dos grãos produzidos por eles. As marcas Tulha Velha, Cocapec e Senhor Café viraram referência de sabor e qualidade e a a evolução foi sempre contínua como pode ser vista nas imagens. Um exemplo disso é a diversificação da linha Senhor Café que hoje, além das versões em grão e torrado e moído, conta também com cappuccino, cápsulas, machine e kits presente. A qualidade dos cafés da Alta Mogiana é inigualável, e o nosso foi literalmente abençoado!



#6 – O Projeto Escola no Campo é uma das ações mais antigas da cooperativa com 19 edições, sendo a primeira em 2001. Realizado pela Syngenta e aplicado na região pela Cocapec, várias gerações de alunos de escolas públicas de diversas cidades já passaram pelas formações que abordam o uso consciente dos defensivos agrícolas, educação ambiental e cooperativismo. Os encerramentos são sempre memoráveis e a criançada dá um verdadeiro show!



#5 – Em 1999, Franca/SP teve a honra de receber o 25º Congresso de Pesquisas Cafeeiras, realizado pela Fundação Procafé. O evento só voltou a acontecer na cidade quase 20 anos depois, em 2018. A 44ª edição foi um grande sucesso, tanto de público como o número e a qualidade trabalhos inscritos. O conhecimento é sempre o melhor caminho para uma cafeicultura forte.



#4 – Pensar na continuidade da cooperativa e da cafeicultura da Alta Mogiana sempre esteve em nossos objetivos. Realizamos o 1º Encontro de Jovens Cooperativistas em 1993 (1ª foto). Trouxemos aqui também o registro do evento em 2003 (2ª foto). O mais recente foi em 2019, quando convocamos mais uma vez a nova geração para discutir o Futuro do Agro Café!



#3 – A Coleta/Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Defensivos é realizada desde 2005 por aqui. Durante todo este período proporcionamos aos cooperados darem a destinação correta ao material. A nossa ação foi reconhecida por diversas vezes através do Dia do Campo Limpo, organizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).



#2 – O Dia de Campo Café começou em 1998 e foram realizadas 11 edições até 2008, quando o formato deu lugar ao Simcafé que aconteceria no ano seguinte. O foco do evento foi proporcionar conhecimento técnico aos nossos cooperados com demonstrações práticas em campo. Quem lembra?



#1 – Abrindo a série de publicações comemorativas dos nossos 35 anos, o post #1 traz o início de tudo, a Assembleia de criação da Cocapec em 1984, quando 30 produtores assinaram a ata para fundação da Cocapec, que se concretizou em 11 de julho de 1985. Na sequência de fotos está a construção da matriz em Franca/SP, finalizando com uma linda imagem aérea. Quem lembra?

Notícias Relacionadas