NOTÍCIAS

Cocapec: colheita de café na Alta Mogiana alcança índice de 30% a 35%

 

por Agência SAFRAS:

A colheita da safra 2016/17 de café arábica na área de atuação da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), na região conhecida como Alta Mogiana, no sudeste do estado de São Paulo, está começando a ganhar ritmo. “Após as chuvas de maio e junho os trabalhos enfim aceleraram”, disse o gerente de comercialização da Cocapec, Jandir de Castro.

Segundo ele, o total de safra colhido até agora gira em torno de 30% a 35% da produção esperada pela Cocapec, já dentro da média dos últimos anos após o atraso inicial. Sem previsão de chuvas para as próximas semanas, a colheita na região deve permanecer em ritmo acelerado entre julho e setembro.

A produção na região deve aumentar para 2,4 milhões de sacas de 60 quilos em 2016, contra 1,1 milhão de sacas em 2015, uma diferença de 118 por cento. A explicação está na quebra de safra ocorrida no ano passado, cujo volume foi a metade daquele observado em 2014. Ainda há a bienalidade do arábica, que está no ciclo alto em 2016. Os dois últimos anos foram marcados por estiagem, o que afetou bastante a produtividade.

A Cocapec recebeu no ano passado cerca de 750 mil sacas de café de seus cooperados e estima receber, em 2016, um volume que deve oscilar entre 1,5 e 1,6 milhão de sacas. Os preços dos cafés mais finos, que estavam em cerca de R$ 510,00 a saca no final de junho, subiram para até R$ 550,00 com a reação em Nova York, a pouca oferta já disponível e a grande demanda para exportação.

Notícias Relacionadas