NOTÍCIAS

Cocapec leva café da Alta Mogiana para o mundo

Por Comunicação Cocapec:

Postado em: 14/04/23

Hoje, 14, comemoramos o Dia Mundial do Café, segunda bebida mais consumida pela população e que é fonte de renda para muitos produtores de todo o Brasil. A Cocapec é responsável por promover a cafeicultura da Alta Mogiana para todo o mundo, levando o café de aproximadamente 3.000 famílias para diversos países.

A história do café e o Brasil deu-se início por volta dos anos 1700, quando o grão foi trazido pelo militar Francisco de Melo Palheta e sendo cultivado primeiramente na cidade de Belém. No Brasil Império, período iniciado em 1822, o café foi espalhado por todo o país. Já no ano de 1845, o país já produzia mais de 45% do café mundial, isso atraiu imigrantes e contribuiu para a formação de centros urbanos.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, em 2022, nosso país exportou mais de 39 milhões de sacas, de acordo com o Cecafé (Conselho dos Exportadores do Brasil). A Cocapec teve participação nesse número enviando o café de produtores da Alta Mogiana para países como Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul, Grécia, Japão, Israel, Itália, Romênia, Rússia, Taiwan e EUA.

A região da Alta Mogiana tem um protagonismo na relação do café com o Brasil, já que desde o início da produção teve boas condições para o cultivo do grão, como o clima e a altitude. O nome surgiu na época das estradas de ferro, devido ao trajeto da linha que partia de Campinas/SP e percorria os municípios do interior paulista e mineiro. Por uma classificação de distância, as três regiões foram batizadas de: Baixa, Média e Alta Mogiana.

A Cocapec tem aproximadamente 3.000 cooperados espalhados por essa região nas cidades mineiras de Capetinga, Claraval, Ibiraci e São Tomás de Aquino e nos munícipios paulistas de Franca, Cristais Paulista e Pedregulho. A cooperativa conta com serviços que apoiam o cafeicultor, oferecendo suporte desde o plantio até a comercialização do café.

 

Notícias Relacionadas