NOTÍCIAS

Cocapec realiza júri e seleção das amostras do Concurso Sr. Café

por Comunicação Cocapec:

Postado em 26/10/2020

Na sexta-feira e sábado, dias 23 e 24, a Cocapec realizou a penúltima etapa do Concurso de Qualidade Senhor Café 2020,quando foram julgados os cafés inscritos pelos seus cooperados.

As avaliações aconteceram na sede da cooperativa em Franca/SP e o corpo de juízes foi composto pelos próprios profissionais da Cocapec.

A metodologia utilizada para avaliação foi a SCA, sigla em inglês da Associação de Cafés Especiais, que é referência para classificação de concursos como este em todo o mundo.

Compõem o processo de preparação para o julgamento a torra, feita com antecedência e respeitando um período de descanso; a pesagem de 9 gramas de grãos por xícaras, em um total de 6 por amostra; a moagem específica; o controle da temperatura da água; o tempo de decantação; a “quebra da xícara”, quando são misturados os grãos moídos que estão na parte superior do recipiente; a retirada da espuma, e assim as amostras estão prontas para serem provadas.

Com todas as amostras posicionadas na mesa os árbitros avaliam diversos pontos  como explica o juiz responsável Higor Brotifixi. “São analisados 10 atributos do café como acidez, doçura, finalização, entre outras. Todas essas características e sabores compõem o que chamamos de descrição sensorial. Com isso, fazemos a soma para chegarmos a pontuação final”.

Higor também conta da diversidade dos cafés avaliados. “O nível de qualidade surpreendeu toda a equipe, tivemos perfis sensoriais diferentes com cafés mais frutados, florais até os achocolatados voltados mais pra linha dos açucares. De forma geral tivemos mesas muito ricas”.

Na etapa que antecedeu o júri e seleção, a auditoria interna e os membros do conselho fiscal codificaram as amostras para que os juízes não tivessem contato com os nomes dos participantes, garantindo assim a idoneidade do certame.

Este ano serão premiados os 3 melhores cafés do Estado de São Paulo e os 3 de Minas Gerais, localizados na região da Alta Mogiana, área de atuação da Cocapec. Os vencedores terão um ágio no valor da saca de café, que chegará a 100% para os primeiros colocados. Os dois campeões ainda terão seus grãos transformados na versão limitada do Senhor Café Cápsulas – Edições, com embalagens personalizadas trazendo os nomes dos cooperados e de suas propriedades.

O diretor Saulo de Carvalho Faleiros faz uma avaliação do certame até aqui. “Estamos muito felizes com o andamento do nosso Concurso de Qualidade. Tivemos uma excelente participação dos cooperados e todas as etapas até aqui foram executadas com grande sucesso. Valorizar o trabalho do produtor é fundamental e eu tenho certeza que o Concurso de Qualidade Senhor Café 2020 veio para fechar com chave de ouro esta safra”.

A cerimônia de premiação será no dia 12 de novembro, em formato online, e a organização promete muitas surpresas na revelação dos grandes vencedores.

Notícias Relacionadas