NOTÍCIAS

Colheita avança, mas negócios foram calmos em junho

por Cepea/Esalq-USP:

Iniciada em meados de maio, a colheita de café arábica da safra 2016/17 foi interrompida na primeira quinzena de junho, devido às chuvas, sendo retomada na metade do mês, com o clima mais firme. As atividades dessa temporada estão um pouco mais avançadas em relação à safra anterior, que atrasou por conta principalmente da maturação desuniforme dos grãos.

Até a última semana de junho, porém, o maior percentual de grãos colhidos na atual temporada não representava mais café disponível para comercialização. Pelo contrário, no geral, o mercado se manteve lento, com grande parte dos produtores preparando e reservando os grãos para o cumprimento de contratos com entregas já programadas.

Em termos de colheita, a região mais adiantada era o Noroeste do Paraná. Agentes locais consultados pelo Cepea estimavam que cerca de 45% do volume total já havia sido colhido até a última semana de junho, ante os 30% do mesmo período de 2015.

No Sul de Minas e na região de Garça (SP), o total colhido se aproximava dos 30% até o encerramento de junho, sendo que, há um ano, não passava dos 20% na praça mineira e dos 10% na paulista. No Sul de Minas, na última semana de junho, choveu de forma pontual em alguns municípios, mas, segundo colaboradores, as precipitações foram localizadas e não causaram grandes prejuízos.

No Cerrado Mineiro e na Mogiana (SP), o total colhido correspondia a 20% da produção, contra os 10% em período equivalente de 2015. A Zona da Mata Mineira é a única entre as regiões pesquisadas pelo Cepea onde a colheita até o final de junho estava mais lenta que em 2015, com 25% do volume colhido – em 2015, as atividades correspondiam a 30%.

Notícias Relacionadas