NOTÍCIAS

Colheita da safra 2017/18 do Brasil avança para 15% até 23/05, estima Safras & Mercado

por Notícias Agrícolas:

A colheita de café da safra 2017/18 segue sendo realizada nas principais regiões produtoras do grão no Brasil, apesar das chuvas que paralisaram os trabalhos em algumas localidades nos últimos dias. De acordo com estimativa da consultoria Safras & Mercado, até o dia 23 de maio os trabalhos no campo estavam em 15%. Na semana passada, a colheita estava em 11%.

Levando em conta a estimativa da consultoria, de produção de 51,1 milhões de sacas de 60 kg neste ano no Brasil, já foram colhidas pelos produtores 7,44 milhões de sacas. Em um comparativo com o ano passado, a colheita está atrasada, pois estava em 17%. Já na média dos últimos 5 anos para o período a porcentagem é de 16%.

Segundo o analista de mercado da Safras, Gil Carlos Barabach, as chuvas atrapalharam o andamento da colheita na última semana. “Além de interromperem o trabalho de retirada do café dos cafeeiros, o excesso de umidade também prejudica a secagem. Muito café acabou caindo no chão, mas ainda é cedo para dimensionar prejuízos. Talvez, o principal impacto seja mesmo na qualidade da bebida. E, assim deve começar a aparecer mais café de bebida mais fraca no mercado”, afirma.

Barabach destaca que a colheita de arábica foi que sofreu mais com as chuvas, com trabalhos alcançando apenas 10% da safra, contra 14% em igual época do ano passado. “Apesar do atraso em relação ao ano passado, continua acima da média para o período, que gira em torno de 8% da produção”, pondera.

No Espírito Santo, maios estado produtor de café conilon no Brasil, as chuvas foram mais irregulares e alternadas com períodos de tempo seco, o que possibilitou que a colheita andasse melhor. “Só que os produtores, depois de um começo de safra otimista, começaram a reclamar da renda baixa do café”, observa Barabach.

Notícias Relacionadas