NOTÍCIAS

Colheita de café arábica na região da Alta Mogiana chega a 15%

por CaféPoint:

Após as chuvas que caíram no início de maio terem atrapalhado a colheita de café arábica na safra 2017/2018, a retirada dos grãos nas lavouras começou na região conhecida como Alta Mogiana, no sudeste de São Paulo, segundo informações divulgadas pela Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec).

Segundo o gerente de comercialização da empresa, Jandir de Castro, apesar dos produtores estarem animados e com boas expectativas, alguns deles só iniciarão os trabalhos a partir desta segunda-feira (05). Ainda que 15% da produção esperada para este ano já tenha sido colhida, nem todo esse café chegou ao armazém. “Grande parte dele está no processamento, passando pela secagem”, esclarece.

Para esse ano a expectativa de produção está em 1,6 milhão de sacas, com rendimento de 24 a 25 sacas por hectare, valores menores do que registrado em 2016, quando foram produzidas 2,83 milhões de sacas, com eficiência de 42 sacas por hectare. A bianualidade da cultura e um alto índice de renovação das lavouras justifica a queda nos números, mas a perda pode ser maior devido às fortes chuvas.

“Teve muito café que caiu, já maduro, ou quase mudando de verde para vermelho, e rompeu a casca ao bater no chão. Pode haver perda adicional de 25% a 30% por conta disso, levando em conta ainda os grãos que foram fissurados pelas chuvas e serão levantados com varrição de agosto para diante”, apontou.

Notícias Relacionadas